Manuela D’Ávila prepara campanha ao governo do RS em 2018 e desiste da reeleição no próximo ano

Olhando o futuro – Quando um ser humano desiste de avançar na estrada da vida, algo há de errado ou uma armação em curso. Até porque, o bom combatente recua para atacar. Deputada federal mais votada no Rio Grande do Sul e quarta colocada no ranking nacional, Manuela D’Ávila (PCdoB) anunciou nesta segunda-feira (16), através de mensagem postada em seu site pessoal, que não concorrerá a novo mandato na Câmara no próximo ano.

Na mensagem, a comunista gaúcha afirma estar “encerrando um ciclo de muito aprendizado, êxitos e alguns equívocos”, mas que deseja devolver ao seu estado a experiência acumulada na capital dos brasileiros. E isso se dará possivelmente com uma candidatura à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

“Tenho muita vontade de devolver ao meu Estado a experiência que acumulei nesses dois mandatos em Brasília”, destaca Manuela no texto. “Sei que serei substituída na Câmara por gente de meu partido tão comprometida quanto tenho procurado ser. Jamais acreditei ser a única com a ‘cara da nova política'”, afirma.

Considerando que na política ao existem acasos e coincidências, Manuela D’Ávila está se preparando para disputar o governo gaúcho em 2018, após o fim de um eventual segundo mandato do atual governador Tarso Genro, o peremptório. Na esfera nacional o PCdoB integra base aliada da presidente Dilma Rousseff e por isso seria imprudência uma candidatura de Manuela D’Ávila ao Palácio Piratini já em 2014, uma vez que o governador tem a seu favor a máquina estatal.

Como deputada estadual, Manuela estará mais próxima do eleitorado gaúcho e conseguirá pavimentar sua candidatura à sucessão de Tarso Genro, que até agora foi maléfico a um dos mais belos e importantes estados brasileiros.