Ônibus abandonado vira residência para desabrigados em Israel

Milagre da transformação – Duas mulheres israelenses – Tali Shaul, psicoterapeuta, e Hagit Morevski, ecologista, tornaram-se amigas depois que seus filhos passaram a brincar juntos. Com ideias semelhantes e em busca de desafios, Shaul e Morevski queriam encontrar algo em que pudessem trabalhar em parceria.

Algum tempo passou, até que a dupla teve uma ideia a partir de artigo sobre soluções alternativas de moradia, publicado em uma revista dedicada às mulheres. Depois de colocarem a ideia no papel, as duas israelenses entraram em contato com o designer Vered Drori Sofer, amigo da dupla, que ajudou concretizar a reforma do ônibus abandonado.

As duas israelenses transformaram em residência itinerante um antigo ônibus encontrado em ferro-velho. Ao apostar na reforma do veículo abandonado, Tali Shaul e Hagit Morevski criaram um motor home confortável, cujo objetivo é servir de abrigo temporário à população desabrigada do país.

Enquanto boa parte das pessoas enxerga no ferro-velho apenas um depósito de entulhos, a dupla israelense aproveitou os materiais abandonados e rapidamente construiu a residência itinerante, que possui cozinha anexa à sala, dormitório e banheiro. Além disso, todos os cômodos são climatizados e contam com sistemas de armazenamento de materiais.

Para não eliminar a identidade do veículo, as israelenses também mantiveram as características originais do ônibus – como as janelas, o corredor e o bagageiro na parte superior. A parte de fora também não foi modificada. (Com informações do CicloVivo e do InHabitat)