Analisada com calma e em detalhes, queda no índice de desemprego mostra o equívoco da economia

Xis da questão – Os brasileiros que se preparem, porque Dilma Rousseff, a gerentona inoperante, retornou de Nova York acreditando que fez o maior sucesso e deve repetir por aqui o pirotécnico espetáculo de mitomania que protagonizou nos EUA. O tema primeiro será a queda na taxa de desemprego em agosto, que de acordo com pesquisa do IBGE alcançou o patamar de 5,3%, contra 5,6% do mês anterior. Em relação a agosto de 2012 a taxa manteve-se estável. Ou seja, até nesse quesito o Brasil não sai do lugar.

Segundos os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada em seis regiões metropolitanas, o número de agosto deste ano é a menor taxa desde dezembro, que ficou em 4,6%.

O IBGE destacou em sua pesquisa que a população desocupada caiu 6% em relação a julho, alcançando 1,3 milhão de pessoas. O contingente de pessoas ocupadas manteve-se estável em 23,2 milhões de pessoas, o que mostra que não houve aumento na geração de postos de trabalho entre os dois meses. Em relação a agosto de 2012, no entanto, foram criados 273 mil empregos. O número de trabalhadores com carteira assinada ficou em 11,7 milhões, o mesmo de julho, e 3,1% maior do que agosto do ano passado.

Aproveitando que a presidente Dilma insiste em exaltar as conquistas da última década, como se o período representasse algo positivo para o País e para os cidadãos, é importante frisar que o resultado da pesquisa do IBGE mostra que o fator demográfico vem ajudando a manter o desemprego em níveis considerados baixos. Resumindo, com o crescimento mais lento da população um menor número de pessoas chega ao mercado de trabalho. O que dá a falsa sensação de avanço do setor de empregos.

Fora isso, tem crescido o número de pessoas atendidas em todo o País pelo programa Bolsa Família, que ajuda o PT a manter seu curral eleitoral e, consideradas as exceções, faz crescer a legião de indolentes. Sem contar os cidadãos que entraram na informalidade e se consideram como empregados.

A situação torna-se mais preocupante quando o baixo índice de desemprego é comparado com o PIB, que vem desapontando ano após ano. Esse cenário de comparação mostra que é absolutamente equivocada a política econômica adotada pelo governo petista de Dilma Rousseff, que continua rodando o planeta como Aladim de saias.