Operação da PF mostra que governo do PT tinha motivos para blindar Fernando Cavendish em CPI

Pente fino – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) afirmou que a operação desencadeada nesta terça-feira (1) pela Polícia Federal em três estados brasileiros confirma que o governo da presidente Dilma Rousseff e parlamentares ligados ao empresário Fernando Cavendish realmente tinham motivos para enterrar a CPI do Cachoeira e evitar o aprofundamento das investigações sobre a empreiteira Delta Construção. Agentes federais apreenderam documentos e computadores na casa do empresário.

Como o deputado já alertava na CPI, a Polícia Federal conclui, com bases em documentação recolhida pela comissão, que existem fortes indícios de desvio de dinheiro público recebido pela Delta para empresas de fechada. “Nós alertávamos que o material da CPI apontava para lavagem de dinheiro, remessas ilegais para o exterior e uma série de condutas criminosas. Mas o governo e a bancada da Delta resolveram proteger Cavendish. Espero que agora a Polícia Federal conclua o trabalho que a CPI abriu mão de fazer e revele porque muita gente tinha medo do Cavendish”, afirmou Rubens Bueno, que como integrante da CPI apresentou voto em separado pedindo o indiciamento de Cavendish.

O deputado paranaense lembra ainda que, além de irregularidades em contratos com o governo federal, as informações recolhidas pela CPI apontavam para negócios suspeitos da empreiteira com o governo do Rio de Janeiro e de outros estados.

“Enquanto o caso estava restrito ao governo de Goiás, a CPI andou. Mas quando a CPI esbarrou no governo federal e na administração do (governador do Rio) Sérgio Cabral as coisas empacaram. Não quiseram investigar o laranjal da Delta que agora será alvo de apuração da Polícia Federal. Pelo menos o material recolhido pela CPI serviu para alguma coisa”, ponderou o parlamentar.