CPI do Tráfico de Pessoas tomará depoimento de diretor do Facebook no Brasil na terça-feira

Fala que eu te escuto – A Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas, em funcionamento na Câmara dos Deputados, marcou reunião para terça-feira (8), quando ouvirá explicações do diretor do Facebook no Brasil, Jobelino Vitoriano Locateli. O requerimento é de autoria do presidente da CPI, Arnaldo Jordy (PPS-PA).

A CPI busca detalhes do funcionamento de uma página na rede social que servia de instrumento para o tráfico de crianças. Desde o final de agosto deste ano, a Polícia Civil de Pernambuco investiga um suposto “comércio” de bebês que tinha como canal de oferta o Facebook.

De acordo com a polícia, as crianças eram oferecidas por preços entre R$ 7 mil e R$ 50 mil. A página teria sido criada no dia 3 de julho e continha imagens pirateadas de bebês desconhecidos. Quatro mulheres tentaram doar suas crianças, sendo que duas delas por dinheiro.

O Ministério Público pernambucano também investiga o caso. A legislação brasileira proíbe a doação de crianças mediante oferta de pagamento de qualquer natureza.

A reunião está marcada para ter início às 10 horas e será realizada no Plenário 11 da Câmara dos Deputados, mas Locateli dificilmente terá muito a revelar, pois a quebra do sigilo de dados do criador do perfil depende de autorização judicial.

No caso de a Justiça já ter determinado a quebra do sigilo da referida página, as informações não poderão ser repassadas em audiência pública.