Preocupada com filiação de Marina ao PSB, Dilma evita falar sobre manobra de Eduardo Campos

Sentindo na pele – Tão logo foi anunciada a aliança entre o PSB e a Rede Sustentabilidade, os alcoviteiros de plantão se apressaram em afirmar que o maior prejudicado com chegada de Marina Silva no partido do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, era o tucano Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e pré-candidato da legenda ao Palácio do Planalto.

Contrariando as profecias, mas sem deixar de reconhecer que os efeitos colaterais da mencionada aliança, o ucho.info afirmou, sem medo de errar, que o estrago maior era no projeto de reeleição de Dilma Rousseff. O impacto provocado no PT foi tamanho, que o partido já analisa a possibilidade de mudar as estratégias eleitorais para 2014. Uma dessas mudanças, que já vinha sendo alimentada há tempo, é o ex-presidente Lula ser o candidato petista na corrida presidencial. Assunto que Eduardo Campos já admite com certa tranquilidade.

Para provar que nossa previsão não foi equivocada, na manhã desta quarta-feira (9), após participar no Congresso Nacional de solenidade em comemoração aos 25 da promulgação da Constituição Federal de 1988, Dilma evitou os jornalistas quando questionada sobre a parceria política entre Eduardo e Marina. Disse a presidente, em tom de desdém: “Hoje estou na fase dos grandes beijos”.

Deixando de lá os “grandes beijos”, até porque Dilma Rousseff não é dada a esses rompantes de gentileza, começa a ganhar corpo a tese de que a eleição presidencial do próximo ano não será decidida no primeiro turno, como gostariam os petistas. Em uma segunda rodada, as chances de Dilma faturar a reeleição diminuem sensivelmente, o que tem tirado o sono da cúpula do PT.

No caso de a substituição de Dilma por Lula não vingar, como quer parte dos petistas, os brasileiros devem estar preparados para a mais disputada e imunda eleição presidencial das últimas décadas, pois para manter-se no poder o PT se valerá de todos os meios, começando pelos mais rasteiros e sórdidos. Até porque, já estão de plantão os especialistas em serviços sujos de campanha, um deles muito próximo de Delúbio Soares, o mensaleiro.