Dormir mal afeta a capacidade de concentração; final de semana é pouco para recuperar o sono

Brigando com o relógio – É impossível recuperar em um fim-de-semana as horas de sono perdidas ao longo da semana. O descanso dos dois dias ajuda a reduzir a sonolência e o estresse, aponta um estudo norte-americano, mas não recupera a capacidade de concentração.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Medicina do Estado da Pensilvânia (EUA), liderado por Alexandros Vgontzas, reuniu 30 pessoas que dormiam pouco durante a semana e utilizavam o final de semana para recuperar as horas de descanso. Na segunda-feira, a sonolência e o estresse regressavam aos níveis normais, mas a capacidade de atenção, deteriorada significativamente na semana anterior, não voltou.

Além da sonolência, estresse e redução da capacidade de concentração, a falta de descanso pode causar outros problemas de saúde a longo prazo, como a dificuldade de regulação da quantidade de açúcar no sangue, de acordo com reportagem do jornal “Daily Mail”. O estudo sobre a recuperação das horas de sono após uma semana de trabalho foi publicado pela American Physioligical Society (Sociedade Americana de Fisiologia).