Dividindo conhecimento – Mais de nove mil usuários que frequentam diariamente as unidades do Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal já podem entregar livros para doação aos atendentes. A ação, iniciada na última segunda-feira (4), faz parte de parceria firmada em 1º de novembro entre a autarquia e a Secretaria de Cultura do DF.
“O órgão sempre teve ações isoladas de servidores para arrecadar agasalhos, alimentos ou até mesmo livros para entregar a creches e escolas, mas esta foi a primeira ação sistemática e oficial”, afirmou o Diretor-geral do DETRAN, Albano de Oliveira Lima.
Wilson Rossato, servidor público do Detran há mais de 20 anos, foi o idealizador do projeto e está na sua coordenação. Segundo ele, em ação isolada promovida de arrecadação de livros entre servidores, promovida no ano passado, foram conseguidos mais de 400 obras em um mês. “Agora que esta doação se tornou pública para o cidadão esse número deve aumentar bastante e quem ganha é a sociedade”, enfatizou ele. De acordo com o Denatran, não há uma parceria pública de doações em nenhum outro DETRAN do País.
O Secretário de Cultura informou que esses livros serão repassados diretamente para as bibliotecas das Regiões Administrativas onde estão localizadas as unidades do DETRAN.
Fique atento
Podem ser doados quaisquer livros de interesse geral, desde que não estejam muito desatualizados e possam ser reutilizados: romances, biografias, infantis, infanto-juvenis, livros jurídicos e das mais diversas áreas do conhecimento.
Unidades do DETRAN aptas a receber os livros
– Taguatinga, Gama, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Recanto das Emas, SIA, Shopping Popular e Paranoá. Os postos de atendimento localizados no “Na Hora” não receberão. Para saber o endereço das unidades, acesse www.detran.df.gov.br, no link “postos de atendimento”.