Mercado financeiro aposta em juro de dois dígitos; economia no país do faz de conta balança como nunca

economia_13Luz vermelha – Consultados semanalmente pelo Banco Central, os economistas e analistas das cem maiores instituições financeiras em atividade no País apostam que a Selic seja elevada em 0,5 ponto percentual, chegando a 10% ao ano. A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) será anunciada ao final da reunião marcada para terça e quarta-feira (27). Confirmada a expectativa dos analistas econômicos, a taxa básica de juro alcançará os dois dígitos. Para 2014, os economistas creem que a Selic deve continuar subindo, chegando a 10,5% ao ano, contra 10,25% da previsão anterior.

A inflação de 2013, de acordo com os consultados pelo BC, recuou de 5,84% para 5,82%, índice que está longe do centro da meta fixada pelo governo federal, que é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para 2014, os economistas preveem inflação de 5,92%, ante 5,91% da estimativa da última semana.

Esses números nem de longe traduzem a dura realidade enfrentada pelos brasileiros no cotidiano. O setor de alimentação é o que registra as maiores altas. Nos supermercados de todo o País é possível conferir com extrema facilidade o aumento dos preços da farinha de trigo dos refrigerantes, que oscila na casa dos 20%, como vem anunciando o ucho.info há alguns meses.

Diferentemente do que afirmam os palacianos, em especial a presidente Dilma Rousseff, a economia brasileira está na corda bamba, sem que os brasileiros percebam a preocupante situação. A exemplo de reportagens publicadas por este site, diversos são os setores da economia que enfrentam problemas sérios. O comércio, por exemplo, que nesta época do ano normalmente está mais aquecido por conta das compras natalinas, já registra um movimento mais comedido por parte dos consumidores.

Enquanto o trabalhador brasileiro tenta se defender do avanço da inflação, o salário acaba antes do final do mês, o que impulsiona o endividamento das famílias. Para que o leitor compreenda a extensão do perigo que se avizinha, 65% dos cidadãos que têm direito ao décimo terceiro salário usarão o abono de final de ano para quitar dívidas. No País, apenas 60% da população recebem o décimo terceiro salário.

Em relação às compras de final de ano, 40% dos brasileiros pretendem gastar menos do que em 2012. Apenas 11% pretendem gastar mais do que no ano anterior. A situação piora quando analisado o dado de que dois terços da população recebem menos do que dois salários mínimos por mês. Mesmo assim, os petistas batem no peito quando afirmam que graças ao partido 40 milhões de novos consumidores ingressaram na classe média.

Esses herdeiros de Aladim só não contaram que isso só foi possível graças ao endividamento recorde, aos altos índices de inadimplência e à inexplicável reinvenção da classe média. Do contrário o povo já teria invadido o Palácio do Planalto.