Abraji lamenta agressão a repórter da Folha por Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians

andres_sanchez_05Violência absurda – A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lamenta a agressão contra o repórter Daniel Vasques, do jornal “Folha de S. Paulo”, que fotografava com o celular o acidente nas obras do Itaquerão, na Zona Leste de São Paulo, ocorrido na manhã desta quarta-feira (27).

O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, um funcionário da Odebrecht e seguranças tentaram obrigar o jornalista a entregar o telefone com as fotos do acidente. Um policial militar que também estava no local pressionou Vasques a abrir mão do telefone. Intimidado, o profissional apagou as imagens e acabou expulso do canteiro de obras do estádio da abertura da Copa do Mundo.

A Abraji lamenta este novo episódio de violência contra a imprensa. Ao agir dessa maneira, o ex-dirigente do Corinthians e o funcionário da Odebrecht atentam contra a liberdade de expressão e o direito à informação. Ao apoiá-los, o policial militar posiciona o Estado contra um direito fundamental do jornalista e da sociedade. Além de Daniel Vasques, que foi agredido, toda a sociedade sai prejudicada do episódio.