Produção recorde de veículos e caos no transporte público explicam os congestionamentos urbanos

transito_06Nó nas ruas – O Brasil é o país dos oximoros. Na noite de quarta-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou projeto que transforma o transporte público em direito social. A matéria foi apresentada por meio de Proposta de Emenda Constitucional, ou seja, será mais um penduricalho na Carta Magna para ser desrespeitado pelos governantes. Só mesmo irresponsáveis podem acreditar que a solução do transporte público está em meia dúzia de folhas de papel e uma canetada. O projeto precisa ser aprovado pelo Senado Federal, antes de entrar em vigor.

No contraponto, enquanto a utopia da política brota no Planalto Central, a indústria automobilística brasileira bateu recorde de produção em 2013, mesmo sem contabilizar os números relativos a dezembro. Nos primeiros onze meses do ano, a produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no País alcançou a marca de 3,5 milhões de unidades, superando as 3,4 milhões registradas em 2011. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Na comparação aos primeiros onze meses do ano passado, o setor registrou alta de 11,8%. As exportações de veículos somaram no período US$ 15,4 bilhões, com 522.997 unidades vendidas ao exterior. Isso significa que as ruas brasileiras receberam, de janeiro a novembro, 3 milhões de novos veículos, o que explica a sensível piora do trânsito nas grandes cidades do País. Para quem gosta de números, foram despejados no sistema viário nacional pouco mais de 9 mil carros a cada 24 horas.

O mais preocupante nessa epopeia é que a solução do transporte público sobe e desce os palanques eleitorais, mas jamais sai do papel. Para piorar o que já é ruim, o prefeito da maior cidade brasileira, São Paulo, acredita ter encontrado a fórmula mágica para acabar de vez com os problemas do setor. Mal avaliado pela população e considerado por muitos como mais um “poste” de Lula, o petista Fernando Haddad decidiu resolver a questão com uma lata de tinta branca e um pincel. Esse gênio da administração pública verde-loura vem instalando na quarta maior cidade do planeta corredores exclusivos de ônibus, o que tem feito com que os motoristas percam três horas ou mais por dia no trânsito da Pauliceia agora mais Desvairada.

A grande malandragem do PT foi atender, de forma populista e irresponsável, aos anseios de uma parcela da sociedade ávida por consumo. Essa legião de incautos acreditou nas promessas do messiânico Lula e mergulhou nas compras, provocando na seara do endividamento um congestionamento muito maior do que é o registrado nas ruas e avenidas do País. O combustível desse golpe político foi, como continua sendo, a inadimplência, vítima de taxas de juro nada complacentes.

Sempre avessos ao planejamento, até porque são os senhores das derradeiras soluções, os petistas creem que um país desenvolvido é aquele em que o pobre tem um carro novo. Na verdade, um país desenvolvido é aquele em que o rico faz questão de usar o transporte público. É por causa de um carro novo na garagem, com um carnê vencido no porta-malas, que o brasileiro credita ser Lula a reencarnação de Messias. Enfim…