Queda da produção industrial em novembro confirma a bipolaridade de uma economia bulímica

industria_20Pé no freio – A produção industrial caiu em novembro, de acordo com a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador ficou em 48,4 pontos em escala de 0 a 100. A CNI considera que acima de 50 pontos há alta na produção, ao passo que abaixo desse patamar representa queda. Em outubro, a atividade industrial havia ficado em 54,5 pontos.

O levantamento apontou também recuo na utilização da capacidade instalada em relação ao usual, entre outubro e novembro, de 46,7 pontos para 45,4 pontos, com afastamento da linha divisória dos 50 pontos.

Os estoques permaneceram em equilíbrio e não cresceram acima do desejável. A pesquisa da CNI mostra que o índice de estoques efetivo, em novembro, ficou em 50,7 pontos. Porém, na seara das grandes empresas os estoques ficaram altos pelo segundo mês consecutivo, atingindo 53,1 pontos no décimo primeiro mês do ano. Quanto maior o indicador, maiores são os estoques, situação que deixa o setor industrial com excesso de preocupação.

Questionados sobre o otimismo em relação às compras de matérias-primas para os próximos seis meses, os empresários entrevistados apontaram recuo de 54,4 para 53 pontos, entre novembro e dezembro. Sobre a demanda para o mesmo período, os empresários estimam queda de 52,2 para 53,1 pontos. De acordo com a CNI, o motivo é a sazonalidade, já que a atividade industrial tradicionalmente é fraca no início do ano.

Esse cenário mostra que o governo supostamente milagreiro do PT não consegue reverter a crise econômica que vem corroendo o País, ao mesmo tempo em que perde de maneira vergonhosa e repetitiva a batalha em que se transformou os investimentos oficiais, o que poderia, mesmo que de forma indireta, ajudar o setor.

Em meados de 2005, o ucho.info alertou os palacianos de então para o perigo de um processo que começava lenta e silenciosamente, mas que poderia se transformar em um monstro indomável: a desindustrialização. Sem merecer a devida atenção das autoridades, que à época estavam às voltas com o escândalo do Mensalão do PT, o assunto foi tratado como mais uma investida deste noticioso contra um governo incompetente e corrupto.

Resumindo, não bastasse o fato de serem incompetentes, os donos do poder ainda são magnânimos. O resultado está à disposição de quem quiser conferir, inclusive daqueles que nos criticaram duramente, acusando-nos de torcer contra o Brasil. (Com informações da Agência Brasil)