Incompetente, Roseana se desespera com sucessão e usa jornal da família para fustigar adversários

roseana_sarney_29Sem controle – É cada vez maior o desespero na sede do governo do Maranhão diante da possibilidade de a candidatura de Luís Fernando Silva não decolar. Atual secretário estadual de Infraestrutura e escolhido pelo grupo político controlado pela “famiglia” Sarney para participar da corrida ao Palácio dos Leões, Luís Fernando tem tirado o sono de muitos integrantes do clã, começando pela governadora Roseana Sarney.

Temendo que o grupo liderado por seu pai seja derrotado por Flávio Dino (PCdoB), Roseana ainda não definiu o seu futuro político. No caso de querer disputar algum cargo eletivo, possivelmente o de senadora, Roseana Sarney terá de deixar o governo do Maranhão até abril. Contudo, diante da derrota que se desenha no horizonte, a governadora pode cumprir o mandato até o final.

A preocupação que se instalou no núcleo duro do governo maranhense é tamanha, que Roseana Sarney tem utilizado os veículos de comunicação de propriedade da “famiglia” para tentar fragmentar a oposição. No último dia de 2013, o jornal “O Estado do Maranhão” noticiou que a direção estadual do Partido Progressista (PP) decidiu entrar na disputa pela indicação de um candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Flávio Dino. De acordo com o tabloide, PP, PSDB e PDT estariam na disputa que por enquanto só existe no pensamento dos atuais donos do poder local.

Essa notícia mostra não apenas a preocupação do clã com o cenário político local, mas o desejo inconteste de provocar uma rebelião na oposição. Dois dias após noticiar tal fato, nesta quinta-feira (2) o mesmo jornal da “famiglia” informa em pequena nota, sob o título “Fim de carreira”, que os deputados federais Waldir Maranhão, presidente estadual do PP, e Carlos Brandão (PSDB) “chegam a 2014 disputando o mesmo espaço – e ambos pelo mesmo motivo”. Destaca a nota que ambos os parlamentares têm chances reduzidas de reeleição e por isso buscam uma “saída honrosa para o fim do mandato”.

Trata-se de uma informação que não traduz a realidade dos fatos, pois ambos, Waldir Maranhão e Carlos Brandão, têm chances claras de reeleição. Esse jogo rasteiro típico de quem se acostumou a mandar no Estado, transformado em quintal político do grupo de tiranetes, não pode ser levado em conta, pois se há no Maranhão alguém que chegou ao final da carreira é Roseana Sarney, que ainda não conseguiu entregar os hospitais prometidos no mandato anterior, sem contar que vem perdendo a guerra para os integrantes das facções criminosas que controlam os presídios do estado.

A estratégia suja e pequena reflete uma situação mais preocupante dentro do grupo ancorado por José Sarney. Eventual derrota do candidato oficial em outubro próximo significaria um duro golpe no futuro político de uma dúzia de políticos que durante décadas se especializou em arruinar o estado mais miserável da federação.