Revisando a máquina – Se você acabou exagerando no Natal e na comemoração do Ano Novo, comendo o que não deveria e bebendo uns goles a mais, não dê lugar ao sentimento de culpa por causa do peso na balança e na consciência. Os primeiros dias do ano são ideais para reverter os excessos, bastando ser persistente e apostar em hábitos saudáveis, que devem valer para sempre.
Na primeira semana do ano, faça um diário alimentar. Anote tudo o que você come e a hora em que isso acontece. Sabendo identificar os períodos de maior fome e os erros alimentares, ficará mais fácil reorganizar a alimentação.
Anotar os alimentos consumidos é uma rotina diária fundamental para o emagrecimento. É com ela que você observa como está se alimentando e percebe seus erros e acertos. Esta é a base de reeducação alimentar. É com esse controle que você passa a fazer adaptações em sua alimentação e aprende a ter uma alimentação saudável mesmo comendo o que gosta.
1. Não faça uma dieta radical
Se você quer reverter os excessos das festas, não faça restrições severas em sua alimentação. Não deixe de fazer as refeições e nem coma menos do que você já está acostumado, pois, além de fazer mal à sua saúde, esta estratégia pode ter um resultado inverso, caso você não suporte a fome.
A dica é aproveitar as refeições principais para consumir alimentos de maior volume e menor quantidade energética – como legumes, verduras e cereais integrais. Nos intervalos do dia, procure comer uma fruta.
2. Vá devagar com os exercícios
No fim do ano, é comum que muitas pessoas parem de praticar atividades físicas. Associada a outros fatores, esta pausa pode trazer alguns prejuízos ao organismo, como alguns quilos a mais e a diminuição do condicionamento físico. Se este é o seu caso, não se preocupe e volte à rotina de exercícios com muita calma: os especialistas aconselham que você inicie os esforços a partir dos níveis mais fáceis, e, só depois, vá aumentando a dificuldade e a intensidade. Caso você tenha o apoio de um profissional, peça para ele estabelecer a nova rotina de exercícios.
3. Faça sucos diferentes
Além de ser uma alternativa refrescante para o verão, os sucos naturais possuem várias propriedades que ajudam a desintoxicar o organismo. Basta usar os ingredientes a seu favor, não exagerar no açúcar e deixar de lado o preconceito com cores e aromas diferentes.
A couve, batida no liquidificador com água e mais alguma fruta, é um santo remédio para desintoxicar o corpo. Ela pode ser misturada com o abacaxi e com a hortelã, com a polpa do maracujá ou com pedaços de cenoura.
Outra opção nutritiva e sustentável é usar o liquidificador para fazer um suco com água e com as cascas do abacaxi, indicado não só para eliminar as toxinas do corpo, mas também para aliviar dores de estômago.
4. Troque os alimentos calóricos
Depois de exagerar nas festas de final de ano, é hora de substituir os alimentos calóricos por opções mais leves. No prato, inclua cereais integrais. Na hora da sobremesa, escolha as opções dietéticas e substitua o sorvete de massa por um picolé de frutas. Na hora do café, prefira os alimentos com menor teor de gorduras, como leite desnatado, iogurte light, peito de peru e queijo branco.
5. Beba chá verde
Tradicional na cultura oriental, o chá verde é muito diurético e facilita a saída das toxinas do corpo através do suor e da urina. A bebida acelera o metabolismo do corpo e ainda ajuda a queimar as calorias, sendo uma grande aliada na hora de praticar esportes.
Embora traga vários benefícios ao organismo, o chá verde não é recomendado para pessoas que têm problemas gástricos. Além disso, a bebida possui altos índices de cafeína e pode atrapalhar o sono se for consumida à noite. (Com informações do “Minha Vida”)