Temperatura muito baixa incomoda ursos polares em zoológicos dos Estados Unidos

urso_polar_01Fora do padrão – As condições climáticas decorrentes da onda de frio intenso que atinge os Estados Unidos neste inverno têm colocado em risco até mesmo os ursos polares que vivem nos zoológicos norte-americanos. Com os termômetros chegando a marcar cerca de -40ºC, os funcionários do Lincoln Park Zoo, em Chicago, foram obrigados a manter os ursos em locais fechados para garantir o aquecimento dos animais, habituados com as baixas temperaturas do polo norte.

É o caso da ursa polar Anana, que é mantida em ambiente aquecido e rigorosamente controlado pelos veterinários do zoológico. O frio é tão intenso, que somente em determinados horários do dia o animal sai para brincar com a neve.

Os visitantes e funcionários do zoológico de Chicago repararam que os ursos polares pouco apareciam o frio excessivo pelo fato de se esconderem das baixas temperaturas. Assim, para não comprometer sua sobrevivência, os animais foram colocados em locais mais confortáveis.

De acordo com o meteorologista norte-americano John Hammond, a onda de frio que assola as regiões norte e central dos Estados Unidos é conhecida como vórtice polar e vem sendo causada por diversos fatores, que podem estar diretamente ligados ao aquecimento global e às mudanças climáticas. (Com informações do Grist)