Governo continua errando e gastos de brasileiros em viagens ao exterior batem recorde em 2013

dolar_33Sem limite – Dólar na trilha da valorização e elevação do IOF nas compras com cartões de crédito e débito no exterior, mas mesmo assim o volume de dinheiro que os brasileiros gastaram além das fronteiras verde-louras em 2013 registrou alta de 14%, na comparação com o ano anterior. A alta foi a maior dos últimos cinco anos, o que mostra que nem mesmo com os incentivos fiscais dados pelo governo, como forma de incentivar o consumo e minimizar os efeitos da crise internacional, foram capazes de evitar que os brasileiros gastassem mais em suas viagens ao exterior.

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (24), as despesas dos turistas brasileiros em terras estrangeiras alcançaram, em 2013, a incrível marca de US$ 25,34 bilhões (valor que, com base na cotação nesta sexta-feira, corresponde a R$ 61,14 bilhões).

Os economistas alegam que o aumento dos gastos dos brasileiros no exterior é reflexo do contínuo crescimento do emprego e da renda no País, cenário que vem perdendo força de forma homeopática. Na realidade, o grande motivo para essa alta nos gastos fora do País é a diferença de preços entre produtos comprados no Brasil e no exterior. Isso é reflexo da elevada carga tributária brasileira, uma das maiores do planeta, sem que o contribuinte receba alguma recompensa por tudo o que despeja nos cofres do governo.

Além da diferença de preços dos produtos, viajar pelo Brasil é algo cada vez mais proibitivo. Não bastasse a insegurança que se alastra de norte a sul, os preços de passagens e hoteis são absurdos, o que leva os turistas a optarem por viagens internacionais. Muito se fala na teoria da oferta e da procura, o que deve sempre ser considerada, mas não se pode esquecer que no Brasil a ganância e o oportunismo fazem o coquetel do equívoco.

Para complicar o que já é difícil, o caos que reina nos principais aeroportos do País desanima aqueles que pretendem viajar para destinos nacionais. Com isso, o turismo brasileiro sofre na incompetência crescente do governo de Dilma Rousseff, que agora circula pelo Brasil gazeteando realizações por causa do seu projeto de reeleição. Sempre lembrando que a única viagem pela qual o brasileiro pagaria qualquer preço é a que tem como destino o País de Alice, sempre presente nos discursos da presidente e nas campanhas mirabolantes do governo.