João Paulo Cunha desiste da queda de braço com a Câmara e renuncia ao mandato de deputado

joao_paulo_09Jogando a toalha – Deputado federal pelo PT de São Paulo, condenado na Ação Penal 470 e preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, João Paulo Cunha decidiu renunciar ao mandato parlamentar, informou nesta sexta-feira (7) a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara.

Desde que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, decretou o fim do processo do Mensalão do PT para o petista, João Paulo Cunha vinha afirmando que não renunciaria ao mandato, mas a Câmara poderia decidir pela cassação na próxima semana. Pelo menos foi essa a informação recebida pelo ucho.info de um integrante da chamada base aliada. De acordo com nosso interlocutor, nos bastidores da Câmara ficava cada vez mais evidente que a teimosia de João Paulo em relação à manutenção do mandato era uma espécie de missa encomendada pelo PT.

O próprio parlamentar enviou carta à Câmara dos Deputados informando sobre a decisão de renunciar ao mandato. “É com a consciência do dever cumprido e baseado nos preceitos da Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados que eu renuncio ao meu mandato de Deputado Federal”, destaca a carta protocolada na noite desta sexta-feira na Secretaria-Geral da Mesa.

Na quinta-feira (6), por intermédio dos seus advogados, João Paulo Cunha solicitou à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal autorização para deixar o presídio da Papuda com o objetivo de exercer o mandato de deputado federal e de completar um curso de Direito.

Condenado a 9 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado, por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva, João Paulo Cunha cumprirá inicialmente a pena de 6 anos e 4 meses no semiaberto, uma vez que o STF ainda analisa recurso em relação à pena de lavagem, com punição de três anos de reclusão.