Governador do DF precisa ser responsabilizado por mordomias aos mensaleiros na Papuda

delubio_soares_09Sol quadrado – Por questões óbvias os advogados de Delúbio Soares de Castro continuam negando que o do mensaleiro petista gozasse de regalias no Centro Penitenciário da Papuda, em Brasília, mas a Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu suspender provisoriamente o benefício de trabalho externo do ex-tesoureiro do PT.

No rastro da decisão dos magistrados, Delúbio foi transferido nesta sexta-feira (28) do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) para o complexo prisional localizado na capital dos brasileiros, informou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O mensaleiro petista cumpre pena de 6 anos e 8 meses pelo crime de corrupção ativa.

A suspensão temporária do trabalho foi decidida depois de pedido feito pelo Ministério Público do DF para que providências fossem adotadas em relação às denúncias de supostas “regalias” no CPP.

A decisão foi tomada pelo juiz Bruno Ribeiro, que suspendeu todos os benefícios de Delúbio Soares até que o petista seja ouvido acerca das denúncias, o que deverá acontecer em 18 de março, durante audiência por videoconferência. Depois disso, Ribeiro decidirá sobre a manutenção da suspensão dos benefícios ou a sua suspensão.

“A suspensão cautelar imediata dos benefícios externos deferidos por esta própria VEP ao interno Delúbio Soares, ao menos até a realização da audiência de advertência, a qual designo, desde já, para o dia 18 de março de 2014, por videoconferência”, destacou o juiz.

O advogado de Delúbio, Arnaldo Malheiros, nega a existência das regalias. “Não, não tem sido dado regalias. Tem essa história da feijoada, que é uma fantasia. De fato, os companheiros de cela dele compraram na cantina uma costela de porco em lata e misturaram com a xepa e chamaram de feijoada. Nem foram eles, o pessoal do mensalão. Foram os outros presos da mesma cela. Mas como é comum nas cadeias, é tudo coletivo. O que é de um é de todos. Não houve feijoada nenhuma nem tem a menor condição de fazer”, disse.

O MP também apontou supostos privilégios no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde encontra-se preso José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil e chefe do Mensalão do PT, o maior e mais ousado escândalo de corrupção da história verde-loura.

As regalias concedidas a José Dirceu foram denunciadas com exclusividade pelo ucho.info, em 6 de janeiro passado, o que levou a Justiça a postergar a análise do pedido de trabalho externo formulado pelo ex-ministro.

As tais mordomias são de conhecimento do governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz, desde os primeiros dias do cumprimento das respectivas penas e gerenciadas por assessores de gabinete. Em qualquer país minimamente sério e com autoridades razoavelmente responsáveis, Agnelo já estaria sendo processado por conta do imbróglio envolvendo seus companheiros de legenda.