Grécia afirma que retorno ao mercado de capitais foi um “enorme sucesso”

grecia_crise_03Aqui me tens de regresso – A Grécia retornou com sucesso aos mercados financeiros internacionais, pela primeira vez desde 2010. O país conseguiu captar nesta quinta-feira (10) cerca de 3 bilhões de euros, por meio de emissão de títulos com prazo de vencimento de cinco anos e taxas de juro de 4,75%, afirmou em comunicado o Ministério das Finanças.

O vice-primeiro-ministro Evangelos Venizelos classificou a medida de “um enorme sucesso”, além de informar que a procura superou em oito vezes a oferta e que a participação de investidores estrangeiros “deve ter se aproximado dos 90%”.

O primeiro-ministro Antonis Samaras se disse satisfeito com o retorno de seu país aos mercados de capitais, mas advertiu seus compatriotas para que não relaxem na luta contra a crise. “Não se enganem. Temos ainda um longo caminho pela frente”, sublinhou, em entrevista à televisão local.

A Comissão Europeia saudou a notícia, classificando-a como encorajadora. O vice-presidente da Comissão Siim Kallas afirmou, em Bruxelas, que o sucesso do retorno da Grécia aos mercados é “um sinal importante de que a economia grega começa a reconquistar a confiança dos investidores”.

A taxa de juro de 4,75% é considerada baixa diante da avaliação geral da situação do país. Na venda anterior de títulos de cinco anos, em março de 2010, a Grécia teve de pagar juro de 6,1%.

Passo importante

Para o governo em Atenas, a ação bem-sucedida é um passo importante para uma esperada independência dos programas de ajuda internacional. Desde que o país teve que recorrer pela primeira vez à assistência financeira da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2010, sua sobrevivência depende dos pagamentos de ajudas financeiras, as quais são vinculadas a rigorosas exigências de austeridade e de reformas.

Em 2014, a economia grega deve crescer pela primeira vez em seis anos, em vez de encolher. Entretanto, o país ainda está longe da recuperação plena. A dívida pública equivale a 175% do desempenho econômico anual e o desemprego, de 26,7% em janeiro, ainda é considerado muito alto.

O FMI elogiou o retorno bem-sucedido da Grécia ao mercado de capitais. A diretora-gerente Christine Lagarde afirmou em Washington que esse é um sinal de que a Grécia está no caminho certo. Ela disse ainda que a grande procura pelos títulos do país mostra que Atenas passou com sucesso pela “prova de fogo” e que estão sendo realizados “progressos”, mesmo que ainda “haja muito que fazer”. (Com agências internacionais)