PPS cobra explicações da ministra do Planejamento sobre suspensão de pesquisa do IBGE

pesquisa_07Escondendo o jogo – Vice-líder do PPS na Câmara dos Deputados, Stepan Nercessian (RJ) entrou com pedido de informação, na tarde de quarta-feira (16), para que a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, dê explicações sobre a suspensão da divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

A PNAD é elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão vinculado à pasta comandada pela petista. A suspensão do calendário para divulgação dos resultados dos estudos foi anunciada na última semana, decisão que causou indignação entre os integrantes da equipe técnica do órgão e à sociedade brasileira. Cerca de 150 funcionários chegaram a realizar um protesto no Rio para defender a metodologia da Pnad, que foi questionada por dois parlamentares da base aliada ao governo federal.

A desconfiança da oposição é de que a ordem para as mudanças em relação à pesquisa tenham partido do Palácio do Planalto por causa do calendário eleitoral.

“Nem mesmo instituições respeitadas como o IBGE, que construíram ao longo de muitas décadas uma reputação reconhecida internacionalmente pela qualidade e isenção de seu trabalho e produzem informações essenciais para a formulação de políticas públicas e para decisões das empresas privadas e das famílias, escapam da irresponsável ingerência do governo”, justifica o parlamentar do PPS, no documento que tem 30 dias para ser respondido.

Stepan solicita ainda o detalhamento da afirmação dada à imprensa, pela presidente do IBGE, Wasmália Bivar, de que a mudança de cronograma estaria ligada à escassez de recursos na instituição. O deputado também requer cópia da execução orçamentária e financeira do órgão entre 2013 e 2014. Fora isso, o parlamentar quer informações sobre o pedido de exoneração de coordenadores de pesquisa, após o anúncio do adiamento da divulgação dos resultados da Pnad.

Como se a capacidade de raciocínio do brasileiro fosse próxima de zero, o IBGE, pressionado pelos palacianos, escolheu a data de 6 de janeiro de 2015 para a retomada da divulgação dos dados da PNAD Contínua.