IstoÉ traz matéria dita “exclusiva”, sabendo que o ucho.info denuncia o fato desde 2009

ucho_32Jornalismo de verdade – De forma quase generalizada, a imprensa brasileira finge que fiscaliza o Estado e seus Poderes constituídos, mas o que se vê é uma busca frenética por escândalos e manchetes que garantam a elevação da audiência dos veículos de comunicação ou impulsione as vendas de jornais e revistas. Ou seja, o escândalo que estampa as manchetes de um final de semana será substituído por outro na semana seguinte. E assim caminha a humanidade, assim caminha essa barafunda chamada Brasil, onde os cidadãos se deixam pautar pela irresponsabilidade da imprensa.

A Operação Lava-Jato vem chacoalhando o País, do Monte Caburaí (RR) ao Arroio Chuí (RS), mas é preciso destacar que em breve o assunto cairá na vala do esquecimento, pois assim funciona a memória do brasileiro, que neste ano terá uma pequena sobrevida por causa das eleições. Há no Brasil um sem fim de escândalos que deveriam ser diuturnamente acompanhados pela imprensa, mas isso não acontece porque tal procedimento está longe de garantir números contábeis positivos. Vide o escândalo de corrupção ancorado por Rosemary Noronha, a Marquesa de Garanhuns, que se apresentava aos seus interlocutores como a namorada de Lula. O assunto caiu no esquecimento e quase ninguém da imprensa ousa cobrar uma explicação.

No último final de semana, a revista IstoÉ trouxe reportagem supostamente exclusiva sobre o nascedouro da investigações que desaguaram na Operação Lava-Jato, assunto que desde 2009 o ucho.info vem denunciando e acompanhando com proximidade.

Durante anos a fio, o editor do site sofreu uma intensa perseguição por boa parte da imprensa – ora corporativista, ora autofágica –, sendo que a principal acusação era o fato de ausência de um diploma universitário, sob a alegação que tal status impedia o aprendizado da ética. Ética, como se sabe, é um assunto que se aprende no berço, no seio familiar, não nos bancos das universidades. Ou nasce-se e cresce-se ético, ou nada feito.

Ciente de que o ucho.info há mais de cinco anos investiga e denuncia o esquema criminoso montado pelo finado José Janene e pelo doleiro Alberto Youssef, a revista IstoÉ teve a ousadia de não citar a fonte, mas soube procurar o editor no afã de conseguir algumas fotos para ilustrar sua matéria. Jornalismo não se faz sem ética e responsabilidade. Ademais, quando um jornalista concorda com o caráter “off” de uma entrevista, em hipótese alguma o conteúdo da mesma deve ser divulgado. Isso é ética! Da mesma forma que não se coloca palavras na boca do entrevistado. Isso é responsabilidade!

Na série publicada na última semana sobre o nascedouro da Operação Lava-Jato ficou claro que as denúncias feitas pelo empresário Hermes Magnus só prosperaram a partir de 2009 por conta da nossa participação. Antes de publicar uma das reportagens da série, o ucho.info telefonou para um servidor público federal, que muito colaborou para o andamento das investigações, com o objetivo de obter autorização para que seu nome fosse citado, mas como a resposta foi negativa nos sentimos na obrigação de suprimir um tópico da matéria. Isso é ética e responsabilidade!

Esse esclarecimento se faz necessário por conta do respeito incondicional que os integrantes do ucho.info têm por cada um dos milhares de leitores, sem os quais o site não teria razão de existir. É sempre bom lembrar que no ucho.info não se faz jornalismo de encomenda, assim como não se politiza essa ou aquela matéria, mesmo quando o assunto é política. Aqui, trincheira da cidadania verde-loura, faz-se jornalismo com muita dedicação, coerência, ética e responsabilidade. Isto é, aqui não tem aquela conversa do “quanto é?”.

Apesar do contratempo, fica evidente que o nosso slogan – “A MARCA DA NOTÍCIA” – não é por acaso, até porque estamos a fazer escola.