Explosão e incêndio em mina de carvão deixam mais de 230 mortos na Turquia

(Mabakapress)
(Mabakapress)
Tragédia subterrânea – As autoridades turcas elevaram nesta quarta-feira (14) para 238 o número de mortos em consequência de uma explosão, seguida de incêndio, ocorrida na noite de terça-feira em mina de carvão na cidade de Soma, localizada a 250 quilômetros ao sul da capital Istambul, na região ocidental do país.

No momento da explosão, havia 787 mineiros no interior da mina, dos quais 363 foram resgatados, disse o ministro da Energia, Taner Yildiz. “Enfrentamos uma situação muito grave”, afirmou ele, durante uma visita ao local, acrescentando que 80 pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave.

O ministro turco manifestou-se ainda “preocupado” com a possibilidade de que o número de vítimas mortais possa aumentar nas próximas horas, pois outros 200 trabalhadores estão no interior da mina. O acidente teria ocorrido durante troca de turno, o que explicaria o grande número de mineiros no local, provocado por falha elétrica em um transformador. “A esperança de encontrar sobreviventes na mina diminui, mas vamos continuar até o fim”, afirmou Yildiz.

Cerca de 400 especialistas trabalham no resgate. O ministro disse que eles farão de tudo para chegar, o mais rapidamente possível, ao local onde ainda há mineiros encurralados.

“Ninguém tem números exatos. Mas é uma grande tragédia”, declarou Mustafa Moroglu, deputado do Partido Republicano do Povo, em entrevista à agência de notícias Efe. “Estão sendo retirados muitos corpos. Alguns dizem que pode haver até 250 mortos”.

Moroglu afirmou que possivelmente trata-se do maior desastre mineiro da história do país. O pior acidente mineiro registrado na Turquia aconteceu em 1992, na localidade de Zonguldak, na costa do Mar Negro, onde morreram 270 trabalhadores. (Com agências internacionais)