Lava-Jato: líder do PPS quer explicações de atual diretor de abastecimento da Petrobras

alberto_youssef_02O leão é manso – Rubens Bueno (PR), líder do PPS na Câmara dos Deputados, afirmou que o partido apresentará, na próxima semana, requerimento de convite para que o atual diretor de abastecimento da Petrobrás, José Carlos Consenza, compareça à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

O parlamentar quer informações sobre o suposto envolvimento de Consenza com o doleiro Alberto Youssef e o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA), conforme divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” nesta sexta-feira (16). De acordo com a reportagem, investigação da Polícia Federal sugere que Argôlo teria intermediado encontro entre o diretor e o doleiro, preso na Operação Lava-Jato, para tratar de assuntos suspeitos envolvendo a petroleira.

Rubens Bueno lembrou que Consenza substituiu o ex-diretor da empresa, Paulo Roberto Costa, também preso pela PF e apontado, junto com Youssef, como líder de uma organização criminosa que estaria praticando tráfico de influência na Petrobras.

“É uma suspeita grave tendo em vista a influência de Paulo Roberto Costa na Petrobras. Fora isso, Consenza o substituiu na direção de abastecimento da empresa. Agora temos as escutas telefônicas autorizadas pela justiça sugerindo o envolvimento do atual diretor com o deputado Argôlo e o doleiro Alberto Youssef. Precisamos apurar com profundidade mais esse fato”, defendeu Bueno.

Segundo consta na reportagem do Estadão, a Polícia Federal interceptou conversas telefônicas entre o deputado e Youssef. Em uma das ligações, Argôlo diz ao doleiro que estava com o substituto de “PR”, sigla supostamente utilizada em referência a Paulo Roberto, e questiona se ele teria algum assunto para tratar com o então novo diretor, que tudo indica ser José Carlos Consenza. Em resposta a Argôlo, o doleiro teria dito “temos vários assuntos lá”.

O deputado paranaense destacou que a nova suspeita reforça ainda mais a necessidade da instalação da CPMI da Petrobras. “Estamos vendo aí mais uma suspeita, dentre as várias que existem, envolvendo a Petrobras. Precisamos investigar todos os desmandos praticados na empresa com a leniência do governo federal. Nós do PPS continuaremos insistindo na instalação da comissão mista de inquérito e defendendo uma ampla apuração de toda essa sujeira”, disse.