Oposição quer ouvir Rosemary Noronha e auxiliares de Dilma sobre ameaças à cúpula do governo

rosemary_noronha_08Soltando a voz – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) anunciou no último sábado (17) que apresentará à Mesa Diretora da Casa legislativa requerimento para ouvir explicações do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff, Beto Vasconcelos; e da ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha.

Flagrada pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, Rosemary Noronha, que aos interlocutores se apresentava como namorada do ex-presidente Lula, integrava uma quadrilha que vendia pareceres em órgãos do governo. Exonerada do cargo, Rose, como é conhecida a “Marquesa de Garanhuns”, ficou inicialmente sob a proteção de um velho conhecido da cúpula petista, o “Eduardão”, mas foi obrigada a enfrentar as consequências do imbróglio, até que passou a ameaçar alguns “companheiros” de legenda.

Com a eclosão da Operação Porto Seguro, Lula, temendo ter outras estripulias reveladas pela então amante, saiu da cena política nacional, evitou a imprensa e passou a se dedicar ao lobby. Isso porque o ex-metalúrgico decidiu que não falaria sobre o caso aos jornalistas. Seu retorno ao cenário político e ao universo das notícias se deu de forma lento, mas desde então Lula tem evitado se expor em universo que não tenha o controle do sem contar que tem escolhido seus entrevistadores. Fora isso, Lula retornou à vitrine para catalisar as críticas direcionadas a Dilma Rousseff, que cada vez mais se desespera com a possibilidade de fracasso do seu projeto de reeleição.

A ideia de Rubens Bueno é propor audiências públicas na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para obter detalhes de novos fatos revelados na mais recente edição da revista Veja. De acordo com a publicação, Rosemary Noronha teria chantageado antigos colegas do governo, a fim de obter ajuda política e financeira durante as investigações em que a ex-auxiliar de Lula foi indiciada por corrupção. Por meio de mensagens obtidas pela revista, Rose teria ameaçado envolver setores do governo no episódio de corrupção que a tirou do poder.

Gilberto Carvalho e Beto Vasconcelos, além das ex-ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffman e Erenice Guerra, teriam sido alvo das ameaças de Rosemary Noronha. Gleisi e Erenice não estão mais no governo. Vale salientar que Rosemary sabe muito sobre os bastidores palacianos, onde Erenice Guerra continua atuando com excesso de folga.

“A senhora Rosemary parece ser detentora de muita informação sobre a cúpula do governo passado e deste, então o Congresso Nacional deve oferecer a ela um espaço que ela conte sua versão dos fatos e, talvez assim, esclarecer pontos que continuam ainda muito obscuros”, justifica o líder do PPS.

No caso de Gilberto Carvalho, o requerimento será de convocação, ao passo que Beto Vasconcelos e Rosemary Noronha serão alvo de convites, já que não possuem status de ministro.