Comissão apresenta conjunto de ações para investigar propina paga a funcionários da Petrobras

corrupcao_17Mão na botija – A Comissão Externa destinada a acompanhar as investigações efetuadas pelo Openbaar Ministerie da Holanda para apurar as operações e procedimentos no Brasil entre a empresa SBM Offshore e a Petrobras apresentou seu relatório parcial na manhã desta quarta-feira (21).

De acordo com o deputado federal Onyx Lorenzoni (Democratas-RS), membro da Comissão, o colegiado construiu um conjunto de ações destinado à CPMI da Petrobras para que se investigue a fundo a denúncia do pagamento de propina da ordem de US$ 140 milhões a funcionários da estatal pela empresa holandesa.

“A CPMI pode quebrar sigilos, o que é fundamental para se identificar as operações e o eventual reparte de propina derivada das operações da SBM com a Petrobras”, explicou o democrata.

O relatório parcial manifesta ser imprescindível a quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal de Julio Faeman, representante comercial da SBM Offshore no Brasil à época dos fatos, e também indica a convocação do ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa.

“Já temos a lista das empresas do senhor Julio Faeman, o que vai permitir que possamos fazer o pareamento e a verificação e, então, confirmar a denúncia de que US$ 140 milhões foram depositados aqui no Brasil e distribuídos por essas empresas”, anunciou Onyx.

As empresas identificadas como pertencentes a Faeman são a Faercom Energia Ltda e a Oildrive Consultoria em Energia e Petróleo Ltda. Também é indicado que se investigue a relação do Grupo Faeman com as empresa Bienfaire, Jandell, Journey Advisors e Hades Production Inc.

“Acreditamos que desvendar para onde foi encaminhado o dinheiro recebido pelo Julio Faeman e suas empresas a título de “comissão” é o principal meio de se descobrir o que realmente aconteceu na Petrobras”, diz o texto do relatório parcial.

Lava-Jato

O relatório final também sugere que seja requerida à Justiça Federal a remessa da documentação referente à Operação Lava-Jato, que detectou esquema milionário de desvio de dinheiro, cuja principal ramificação encontra-se na petrolífera brasileira.

Holanda

A Comissão Externa também decidiu adiar a visita oficial que será feita às autoridades holandesas devido ao aguardo de mais informações do Openbaar Ministerie em relação à investigação contra a SBM Offshore.