Técnicos da LATAM ameaçam parar às vésperas da Copa; voos podem atrasar ou ser cancelados

latam_02Braços cruzados – Trabalhadores da LATAM Airlines – fusão da LAN Chile e a brasileira TAM – prometem atrasar ou cancelar voos antes da Copa do Mundo no Brasil, em apoio à greve que deve ser deflagrada por funcionários da empresa no Peru.

O presidente do sindicato de manutenção da LAN Chile, Dario Castillo, afirmou na quarta-feira (4) que entrou em acordo com colegas em outros países onde a companhia aérea atua para distribuir panfletos de alerta aos passageiros acerca de atrasos e cancelamentos que ocorrerão a partir do início da greve.

“Acabaram de chegar os folhetos de Buenos Aires para começar a distribuir no aeroporto (de Santiago). Isso se repetirá em outros aeroportos da região em apoio à situação dos trabalhadores de manutenção no Peru”, disse o sindicalista.

Além de Chile e Brasil, a LATAM Airlines mantém unidades operacionais na Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

De acordo com Dario Castillo, os técnicos aeronáuticos da LAN Peru pedem melhorias salariais após uma década sem qualquer tipo de reajuste. Em Santiago, no Chile, onde funciona a sede da empresa, nenhum dirigente quis comentar a ameaça dos trabalhadores.

Os transtornos com atrasos e cancelamentos coincidiriam com o momento de maior tráfego aéreo na região por causa da Copa do Mundo da FIFA, cuja abertura acontecerá no próximo dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo.

De olho no mundial de futebol, a LATAM se preparou com aproximadamente mil voos, número que pode ser reduzido por conta da anunciada paralisação dos trabalhadores.

apoio_04