Apoio de Kassab a Alckmin depende do PSDB, que precisa convencer Serra a não concorrer ao Senado

gilberto_kassab_36Xis da questão – Em convenção realizada em Brasília, nesta quarta-feira (25), o PSD, de Gilberto Kassab, confirmou apoio ao projeto de reeleição de Dilma Rousseff, que, de acordo com a “companheirada”, quer um novo mandato para que o Brasil possa mudar para melhor.

O apoio do PSD à reeleição de Dilma é mais um sinal de que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, terá muito trabalho até a convenção estadual do PSDB, que acontece no próximo domingo (29), para atrair Kassab para seu projeto político. O de permanecer mais quatro anos no Palácio dos Bandeirantes.

Gilberto Kassab ainda insiste em sair candidato ao governo paulista, mas sua proposta não conta com adesões suficientes dentro do PSD. Com isso, o ex-prefeito de São Paulo deve aceitar a proposta dos tucanos e sair candidato ao Senado Federal pela chapa encabeçada por Alckmin.

Enquanto o martelo não é batido, Kassab faz suspense e diz que analisa quatro propostas para as eleições na terra dos bandeirantes. Uma delas é a de concorrer ao Senado na chapa do presidente licenciado da FIESP e candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf. Mas essa hipótese é que tem menos chances de prosperar.

A proposta de aliança com os tucanos deve prevalecer, mesmo que sob condições. No próximo domingo, seis partidos (PTdoB, PRB, PTN, PSL, PTC e PMN) realizarão suas respectivas convenções de forma conjunta. Todas as mencionadas legendas anunciarão apoio ao nome de Marcos Pereira, presidente nacional do PRB, como suplente de Kassab na corrida ao Senado, desde que isso ocorra na chapa dos tucanos.

A parceria entre Kassab e Alckmin só não foi confirmada ainda porque o tucanato paulista tenta desatar um nó político dos mais difíceis. Convencer o ex-governador José Serra a desistir do projeto de disputar uma vaga no Senado e concorrer à Câmara dos Deputados. Em qualquer das situações a chance de Serra se eleger é muito grande, mas é preciso saber se ele está disposto a recuar. Vale lembrar que José Serra foi obrigado a desistir do seu plano de participar mais uma vez da corrida do Palácio do Planalto.

apoio_04