Emenda do democrata Ronaldo Caiado garante maior reajuste salarial aos servidores da PF

policia_federal_05Antes tarde – Líder da oposição no Congresso Nacional, Ronaldo Caiado (Democratas-GO) quer ampliar o aumento concedido a agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015. Para isso, o parlamentar apresentou, nesta terça-feira (1º), emenda à Medida Provisória que versa sobre o tema.

O reajuste da categoria foi proposto por meio de uma Medida Provisória (MP), editada pelo Executivo, que sugere aumento total de 15,8%, sendo 12% retroativo a junho de 2014 e os outros 3,8% em janeiro de 2015. Caiado propôs uma emenda a essa MP alterando o reajuste em janeiro para 8%, totalizando 20% de aumento para a categoria.

Em sua justificativa, Ronaldo Caiado argumenta que as carreiras em questão representam mais de 80% do efetivo da PF, sendo essencial a majoração dos vencimentos da categoria para a melhoria da segurança pública do País. O democrata lembra que outros setores do Executivo, incluindo agências reguladoras, tiveram aumentos muito superiores ao que o governo propõe para os policiais federais.

A categoria tem se mobilizado para tentar convencer o Congresso da necessidade de reestruturação de toda a Polícia Federal, um dos setores mais sucateados durante o desgoverno da petista Dilma Vana Rousseff. Em movimento paralelo, as três classes também buscam judicialmente obter o mesmo percentual de reajuste concedido à categoria de delegado da PF de terceira classe, que é de 26%.

apoio_04