Dinheiro gasto na aquisição da obsoleta refinaria de Pasadena deve ser devolvido com urgência

refinaria_pasadena_01Mão no bolso – Relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) que pedem a devolução de U$ 873 milhões dos responsáveis pela aquisição da refinaria de Pasadena deixam claro que a compra foi um péssimo negócio para o País. De tal modo, diretores e membros do Conselho Administrativo da Petrobras devem ser responsabilizados pela transação desastrosa, defende o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), para quem a compra da refinaria levanta muitas suspeitas, já que as empreiteiras envolvidas em negócios com a estatal fizerem doações de grandes somas de dinheiro para contas de campanhas, como as do PT.

Nas análises preliminares do TCU, entre os responsáveis pelo negócio temerário estão os membros do Conselho de Administração da petroleira, começando pela presidente Dilma Rousseff, que à época chefiava a Casa Civil e comandava o colegiado; o ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli; e outros diretores da empresa.

Rubens Bueno ressaltou que a CPI Mista que investiga a enxurrada de desmandos na Petrobras tem o objetivo de apontar responsáveis e buscar o ressarcimento do dinheiro utilizado de forma fraudulenta. O parlamentar lembrou que já apresentou requerimentos solicitando documentos do TCU sobre todas as apurações relacionadas ao negócio. Segundo o deputado, a devolução do dinheiro seria uma forma de reparar parte daquilo que já foi pago a Astra Oil. “Ela comprou a refinaria por U$ 42,5 milhões de dólares, vendeu para a Petrobras e hoje, custa para nós, U$ 1,250 bilhão”, disse.

O líder do PPS afirmou que o caso de Pasadena, assim como os demais, não podem ficar sem resposta, exigindo, assim, apuração profunda dos negócios realizados pela empresa sob o comando da gestão petista. Suspeitas apontam para o fato de que parte do dinheiro utilizado em empreendimentos públicos foi utilizado para abastecer contas de campanha, principalmente, as ancoradas pelo Partido dos Trabalhadores.

“Em 2013, as empreiteiras doaram R$ 79 milhões. Empresas que participaram de obras públicas federais, inclusive na Petrobras. Isso não pode ficar assim. Devemos por um fim a essa relação incestuosa do PT com empresários que estão tomando dinheiro do povo brasileiro”, afirmou Bueno

Conforme reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, relatórios do TCU pedem a devolução de U$ 873 milhões pela aquisição da refinaria de Pasadena. O documento responsabiliza a presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil e presidente do Conselho Administrativo da Petrobras, e demais conselheiros, como Antônio Palocci Filho e o empresário Jorge Gerdau Johannpeter. O relatório também responsabiliza o ex-presidente da petroleira, José Sergio Gabrielli, e os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró por danos ao erário.

apoio_04