Morre na capital pernambucana o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna

ariano_suassuna_11Minuto de silêncio – Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), aos 87 anos, o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna. Internado desde a noite de segunda-feira (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, Suassuna foi submetido a uma cirurgia na mesma noite, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, o escritor faleceu às 17h15. “O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana”, destacou o boletim.

O velório está marcado para começar nas próximas horas, no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo pernambucano. A partir das 23h, o velório será aberto ao público, que certamente renderá as últimas homenagens ao paraibano que revelou ao Brasil a sua enorme e invejável intimidade. O enterro está previsto para a tarde de quinta-feira (24), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, cidade região metropolitana de Recife

Problemas de saúde

Ariano Suassuna foi internado duas vezes em 2013. A primeira delas em 21 de agosto, em decorrência de infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções. O escritor permaneceu internado na unidade coronariana do hospital, recebendo alta médica após seis dias, com recomendação de repouso e nenhuma visita.

Dias depois, um aneurisma cerebral levou-o de volta ao hospital. Suassuna passou por uma arteriografia e mais uma vez deixou o hospital após seis dias de internação.

Na noite da última segunda-feira (21), o dramaturgo foi submetido a cirurgia de emergência após diagnóstico de AVC. O procedimento cirúrgico serviu para a instalação de dois drenos, com o objetivo de reduzir e controlar a pressão intracraniana. Na noite de terça-feira (22), o quadro agravou-se por conta da “queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada”, conforme boletim médico.

apoio_04