CPMI da Petrobras: líder do PPS quer gravações das reuniões sobre a compra de Pasadena

refinaria_pasadena_02Fala que eu te escuto – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) apresentou dois requerimentos na CPMI da Petrobras pedindo mais informações à empresa referentes à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. No primeiro deles (700/2014), requer que a Petrobras envie cópias dos áudios das reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração que debateram e aprovaram a aquisição da unidade de refino, um negócio que, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), deu um prejuízo de US$ 792 milhões (mais de R$ 1,7 bilhão) para a estatal.

No outro pedido (701/2014), cobra da petroleira cópia das comunicações firmadas nos dias 30/11, 03/12 e 04/12 de 2007 e mencionadas na Carta de Intenções assinada no mesmo ano pelo então diretor da área internacional, Nestor Cerveró, acerca da aquisição da segunda metade de refinaria. Segundo o parlamentar, os dados são fundamentais para elucidar a compra da refinaria norte-americana realizada pela petroleira brasileira.

“Existem informações que a Petrobras possui uma prática antiga de gravar o áudio de suas reuniões. A recuperação desses dados nos auxiliará na apuração das responsabilidades do prejuízo ao erário causado pela compra da refinaria de Pasadena. Além disso, o Ministério Público destacou em seu relatório que fundamentou a representação contra a Petrobras no fato que teriam ocorrido três comunicações entre a Astra e a Petrobras que, segundo o procurador Marinus Marsico, contribuiriam para a compreensão do contexto em que foi realizado o negócio e o motivo pelo qual as ações da PRSI estariam sendo negociadas por valor superior ao fixado em contratos”, disse o líder do PPS.

Meire Poza e Youssef

Em um terceiro requerimento, Rubens Bueno solicita à Polícia Federal cópia do depoimento prestado pela ex-contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Poza. A informação, ressalta o líder do PPS, pode ajudar nas investigações relacionadas à participação de Youssef em desvios de recursos na Petrobras.

No requerimento nº 699/2014, o deputado pede a cópia integral do depoimento prestado por Poza no dia 07 de agosto conforme publicado, em partes, pela revista Veja. “A reportagem não contem todo o teor das declarações da Sra. Meire Poza. Julgamos essencial o acesso a esse material para esclarecer fatos e apurar responsabilidades do objeto desta CPMI”, justificou.

apoio_04