Morre em São Paulo, aos 86 anos, o empresário Antônio Ermírio de Moraes

antonio_ermirio_02Minuto de silêncio – Empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes morreu aos 86 anos, por causa de insuficiência cardíaca, na noite de domingo (24). Antonio Ermírio deixa a mulher e nove filhos.

O velório do empresário terá início às 10 horas desta segunda-feira (25) no salão nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O sepultamento será às 16 horas no cemitério do Morumbi, zona oeste da capital paulista.

Engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines, nos Estados Unidos, Antônio Ermírio iniciou a carreira em 1949 na Votorantim, empresa criada pelo seu pai. Ele foi responsável pela criação da Companhia Brasileira de Alumínio, em 1955. Em 1986, o empresário disputou o governo do estado de São Paulo, mas acabou derrotado por Orestes Quércia (PMDB).

Antônio Ermírio de Moraes publicou cinco livros e durante 17 anos assinou uma coluna dominical no jornal “Folha de S. Paulo”. Apaixonado pelo teatro, Moraes escreveu e produziu três peças teatrais que tratavam dos problemas brasileiros e foram representadas em várias cidades do País: “Brasil S.A.”, “SOS Brasil” e “Acorda Brasil. Como escritor ele ocupava a cadeira 23 da Academia Paulista de Letras.

O presidente de honra da Votorantim, avesso ao consumismo e a luxo, dedicou parte da sua vida a atividades filantrópicas em instituições como a Cruz Vermelha Brasileira e a Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo.

apoio_04