CPMI da Petrobras: Sauer pode ser convocado para esclarecer denúncias contra Lula e Dilma

ildo_sauer_01Linha de tiro – Ex-diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer poderá ser convocado para depor na CPI Mista do Congresso Nacional criada para investigar os escândalos da petroleira nacional. Se depender do desejo da oposição, aprovação do requerimento de convocação de Sauer é imediata. Em reveladora entrevista ao serviço Broadcast do jornal “O Estado de S. Paulo”, o ex-dirigente da estatal apontou detalhes do aparelhamento político da Petrobrás e culpa a presidente Dilma Rousseff pelo fracasso que envolveu a compra da refinaria de Pasadena.

Ildo Sauer também afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permitia que partidos indicassem dirigentes para obter “ajuda”. De acordo com Sauer, os comentários eram de que Lula estava impressionado com a contribuição do ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa, preso por envolvimento no esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos montado pelo doleiro Alberto Youssef, que foi desmontado pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato. Costa seria o elo no governo do PT para desviar recursos da Petrobras.

“A entrevista de Ildo Sauer reforça o que já alertávamos na CPMI. O governo do PT aparelhou a maior empresa brasileira para que ela pudesse servir aos interesses escusos do PT e de seus aliados. Não é a toa que a empresa sofreu enormes prejuízos e perdeu 50% de seu valor de mercado desde 2010. O depoimento dele na CPMI é fundamental para que possamos esmiuçar os bastidores da interferência política dentro da Petrobras”, declarou o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), que já pediu a convocação do ex-diretor.

Bueno chamou a atenção para trecho da entrevista ao Estadão em que Sauer afirmou ser da competência de Dilma, que na época presidia o Conselho de Administração da Petrobras, saber dos detalhes da compra da refinaria de Pasadena. “Ele fez acusações graves contra a presidente Dilma ao dizer que ela se notabiliza por procurar um culpado sempre que aparece um problema e que foi a responsável por não fazer o necessário Revamp (adaptação para processar o insumo brasileiro) na refinaria”, reforçou o deputado, que concorda com a análise de Sauer sobre a nota que Dilma divulgou para se esquivar da responsabilidade pela compra da unidade de refino. “Como presidente do Conselho, ela dizer que o resumo executivo era falho é uma piada”, afirmou o ex-diretor na entrevista.

“Ajuda”

O líder do PPS afirmou também que a CPMI precisa investigar as informações de Sauer de que o ex-presidente Lula cobrava “ajuda” de pessoas indicadas para postos de direção da Petrobras. “Essa ajuda, suspeitamos, viria por meio de superfaturamento e desvios de dinheiro de obras da Petrobras. Esses recursos abasteceriam caixas de partidos governistas. Para trilhar o caminho desse dinheiro a CPMI precisa avançar na quebra do sigilo de empreiteiras e outras empresas que prestavam e ainda prestam serviços para a Petrobras”, defendeu.

apoio_04