Novo exame descarta caso de ebola no Brasil

(Mauro dos Santos - Reuters)
(Mauro dos Santos – Reuters)
Alarme falso – O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (13) que o segundo teste confirmou que Souleymane Bah, primeiro caso suspeito de ebola do Brasil, não tem o vírus. O homem de 47 anos, originário da Guiné, deve receber alta em breve.

Segundo o ministro Arthur Chioro, Bah segue internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio. As pessoas que tiveram contato com ele e que ficaram em observação, porém, foram liberadas do monitoramento.

“Todas as medidas de prevenção e de vigilância em relação ao ebola permanecem. Ao mesmo tempo em que passamos tranquilidade à população, entendemos que se trata de uma enfermidade de risco pequeno, mas que não podem ser descartadas as medidas de prevenção”, disse o ministro.

Souleymane Bah chegou ao Brasil em 19 de setembro. Em Cascavel (Paraná), o africano sentiu febre em 8 de outubro, e, no dia seguinte, procurou uma Unidade de Pronto-Atendimento. O Ministério da Saúde foi acionado, e o paciente transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio, onde permanece internado.

Nele, foram feitos dois exames de sangue: um no dia em que o Ministério da Saúde foi alertado sobre a suspeita, e outro 48 horas depois. O procedimento é o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Guiné é um dos Estados que concentra a epidemia da doença na África. No país, cerca de 1.350 pessoas foram contaminadas, e 778 morreram, segundo a OMS. (Com agências internacionais)

apoio_04