Eleitores do Acre querem saber em quem o petista Jorge Viana votou para manter ingerência na Helibras

jorge_viana_06Planetário vermelho – Com três horas a menos em relação ao horário da capital federal, o Acre será o último estado a fechar as urnas. Quando isso acontecer, boa parte do País já estará à espera dos resultados da eleição presidencial. Apesar de toda essa expectativa, os acrianos têm uma pergunta que não quer calar. Em qual candidato presidencial terá votado o senador Jorge Viana (PT), que já governou o estado da Região Norte.

O senador petista, irmão do atual governador Tião Viana, que tenta a reeleição, não é o que se pode chamar de um “companheiro” fiel. Isso porque antes da ideologia o “globetrotter” Jorge Viana pensa em seus negócios e nos quinhões que ainda tem na máquina federal.

Preocupado com a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff não se reeleger, Jorge Viana tratou de conversar com todos os presidenciáveis, deixando claro que estava disposto a tudo para manter seu feudo na Helibras, fabricante brasileira de helicópteros, com sede em Itajubá, Minas Gerais. Ligeiro que é, Jorge conversou, ainda o primeiro turno, com Marina Silva, quando a candidata do PSB fazia considerável sombra à presidente da República.

Com a chegada de Aécio Neves ao segundo turno, o que contrariou muitos dos institutos de pesquisa, Jorge Viana não perdeu tempo e conversou também com o candidato tucano sobre seu interesse em manter cargos na Helibras.

Próximo de Lula e cotado para assumir um dos 39 ministérios do governo petista, Jorge Viana acabou barrado no baile e viu desabar seu sonho de integrar a equipe ministerial do agora lobista de empreiteira. Ciente de que deixar o companheiro abandonado no meio do caminho seria um equívoco, Lula compensou Jorge Viana com a presidência do Conselho de Administração da Helibras. Foi o suficiente para que o senador acriano descobrisse como é bom o mundo do capitalismo.

Jorge Viana deixou a presidência da Helibras em 2010, quando concorreu ao Senado Federal, mas manteve seus estafetas na empresa, empresa que ainda sofre com a ingerência do senador petista. Essa incursão de Jorge Viana na Helibras é tamanha, que chega a interferir na fila de interessados em adquirir helicópteros. Segundo apurou a reportagem do ucho.info, alguns interessados nas máquinas da Helibras só não desistem do negócio porque o primeiro “brinquedinho voador” nunca se esquece. Independentemente dessas doses extras de paciência, os compradores têm destilado raiva por todos os cantos. E com razão.

Jorge Viana, quando sobe à tribuna do Senado, comporta-se como um “buldogue palaciano” ao defender o quintal político da companheira Dilma, mas quem conhece o apreço do senador pelas benesses do capitalismo logo desconstrói a imagem do político que um dia foi muito mais à esquerda do que pode supor a vã filosofia. Isso prova ser verdadeiro o ditado que garante que nada pode ser mais direitista do que um representante da esquerda no poder.

Aproveitando o fato de que para o PT nem mesmo o céu e as estrelas são o limite, nada mais direitista do que um falso comunista obcecado por helicópteros, desde que financiados com o dinheiro alheio. A essa altura, em Rio Branco, Jorge Viana deve estar a esfregar as mãos, para, não importando que vença a corrida presidencial, não seja obrigado a descer das nuvens e colocar os pés no chão.

apoio_04