Depois de garantir que a inflação está sob controle, Dilma inviabilizou o churrasco na laje

carne_05Prova dos nove – Durante a campanha eleitoral, a presidente Dilma Vana Rousseff não cansou de afirmar que a inflação oficial, aquela medida dentro dos interesses do governo, está sob controle. Uma mentira sem limites, pois sabem os brasileiros que a inflação há muito que não descola do teto (6,5%) do plano de metas fixado pelo próprio governo. Em alguns casos, dependendo do período de medição, a inflação oficial ultrapassa o teto da meta.

Para defender a sua reeleição, Dilma mais uma vez se valeu das mentiras e disse que era preciso garantir as conquistas dos trabalhadores, como se de fato os brasileiros tiveram algum benefício ao longo dos últimos quase doze anos. O PT cometeu a irresponsabilidade de empurrar os cidadãos na vala do consumismo, o que fez com que disparasse o endividamento das famílias e os índices de inadimplência.

Em outro ponto, os ganhos salariais foram pífios no período, mas os petistas palacianos encheram o peito para falar em valorização do salário mínimo, que, de acordo com levantamento do Dieese, é suficiente para o trabalhador viver dignamente durante uma semana. A sandice oficial foi tamanha, que o Palácio do Planalto, pressionado pelo PT, foi obrigado a reinventar a classe média, sob pena de não o fazendo ter de enfrentar uma revolta dos endividados. Ou seja, criaram um factoide para anestesiar a consciência popular.

Para provar que a inflação real está fora de controle, a Fundação Getúlio Vargas fez um levantamento da majoração dos preços dos produtos que integram o churrasco, refeição tipicamente brasileira. De acordo com a FGV, com base nos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o churrasco ficou 12,08% mais caro nos últimos doze meses. Aumento que chega quase ao dobro da inflação oficial, que no período ficou em 6,97%, portanto acima do teto da meta (6,5%).

De acordo com a FGV, pesou na conta a alta do preço do principal ingrediente do churrasco, a carne bovina, que subiu em média 18,27%. Também tiveram altas expressivas os preços da carne suína (16,05%), do salsichão (10,45%) e do queijo coalho (4,90%).

As bebidas também ajudaram a comprometer o famoso churrasco na laje: os preços do refrigerante e da água mineral registram alta de 8,82%, enquanto o da cerveja foi de 8,34%. O preço da maionese subiu em média 12,19%. A salada, que faz dupla com os assados, também subiu: houve alta de 25,8% no preço do tomate e de 32,34% no da cebola.

No contraponto, a batata-inglesa ficou 34,86% mais barata, ao passo que o preço da farinha de mandioca recuou 17,55%. Considerando o fato de que o governo federal sugeriu aos brasileiros, como forma de combater a inflação, substituir a carne pelo ovo, o churrasco também foi reinventado pelo PT. De agora em diante será composto de ovos e batata, cabendo ao malabarista da esquina mais próxima a incumbência de colocar a farofa no espeto e não deixar queimar. Bom apetite, porque o bolivarianismo tupiniquim é quem decide o cardápio do dia.

apoio_04