Peshmerga iraquianos chegam à Turquia para combater o Estado Islâmico

(Ilyas Akengin - AFP)
(Ilyas Akengin – AFP)
Reforçando o time – Um grupo de algumas dezenas de combatentes curdos peshmerga, vindos do norte do Iraque, chegou à Turquia na manhã desta quarta-feira (29), em seu caminho para o norte da Síria, onde ajudarão os combatentes curdos sírios na luta contra o avanço dos extremistas do “Estado Islâmico (EI) em Kobane, a disputada cidade localizada na fronteira sírio-turca.

Os peshmergas aterrissaram no aeroporto da cidade de Sanliurfa por volta de 1h15 (horário local) envoltos por forte esquema de segurança, relatou um correspondente da agência de notícias Reuters. Um comboio de ônibus escoltado por jipes blindados e carros de polícia deixou o aeroporto pouco depois da chegada dos combatentes. Adham Basho, membro do sírio-curdo Conselho Nacional de Kobane, confirmou à agência de notícias que um grupo entre 90 e 100 combatentes havia chegado em Sanliurfa durante a noite.

A missão inédita veio depois de a Turquia ter concordado que as tropas peshmerga cruzassem seu território rumo à Síria – embora o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, tenha reiterado que seu país não enviará forças terrestres próprias para Kobane. Davutogulo havia dito à emissora BBC que enviar tropas peshmerga seria a “única forma de ajudar Kobane, uma vez que os outros países não querem usar tropas terrestres”.

O Parlamento da região curda do Iraque aprovou na semana passada o envio de alguns peshmergas para a Síria e, sob pressão dos aliados ocidentais, a Turquia concordou em deixá-los atravessar seu território para chegar a Kobane. Entretanto, a permissão foi autorizada somente às forças peshmerga do Iraque, com quem tem relações, e não às tropas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Outro grupo de combatentes peshmerga curdo-iraquianos está seguindo para a fronteira da Turquia por terra. Um comboio iraquiano de carros e caminhões, carregando canhões e metralhadoras, cruzou para a Turquia por Zakho, no norte do Iraque. O comboio terrestre e os combatentes que chegaram por via aérea devem se reunir para, juntos, cruzarem a fronteira com a Síria. (Com agências internacionais)

apoio_04