Petrolão: Democratas propõe à CPMI da Petrobras demissão imediata da diretoria da estatal

petrobras_18Olho da rua – Os integrantes do Democratas na CPMI da Petrobras apresentarão nesta quarta-feira (10) destaque ao relatório da comissão para recomendar a demissão imediata de toda a diretoria da estatal. O parecer será divulgado nesta tarde pelo relator, deputado federal Marco Maia (PT-RS).

De acordo com o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), para a empresa recuperar a confiança dos mercados nacional e internacional é essencial que toda cúpula da companhia seja substituída. Para o parlamentar, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, ao ser flagrada mentindo na CPMI sobre o caso da SBM Offhore perdeu a credibilidade para conduzir a maior empresa pública do País.

“Durante a CPMI, Maria das Graças Foster mentiu no episódio que envolve a SBM offshore holandesa. Segundo, ela hoje acumula uma diretoria que é a diretoria Internacional junto com a presidência, para que? Será que ela está tentando apagar impressões digitais deixadas por ex-diretores na área internacional que tem vinculações com o PT? Hoje, a ação da Petrobras vale a quinta parte do valia há cinco anos. Uma presidente que foi flagrada mentindo no Congresso Nacional não tem condições de recuperar a imagem da companhia. Por isso, único caminho é a substituição”, pontuou o parlamentar.

O deputado lembrou ainda uma das denúncias do ex-diretor da empresa e delator, Paulo Roberto Costa de que foi criado um desmembramento em uma das diretorias para pagamento de propina direcionada ao ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra. “Curiosamente, a mesma pessoa que quando comandava a Petrobras estourou o escândalo da GDK aonde Silvinho Pereira (ex-tesoureiro do PT) recebeu um Land Rover. E um dia depois da denúncia feita aqui no Congresso Nacional ele se demite da Petrobras e some do mercado”, acrescenta.

“O Democratas vai lutar para aprovar na CPMI esse indicativo de mudança imediata de todo o comando da Petrobras porque a empresa precisa recuperar a credibilidade e a confiança dos acionistas, dos investidores, dos mercados nacional e internacional. Não dá para continuar vendo a Petrobras ladeira abaixo e manter no comando da estatal pessoas que não têm capacidade ética, moral nem administrativa”, finalizou.

Como tem afirmado o UCHO.INFO ao longo dos últimos meses, a Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que desmontou o carrossel de corrupção que girava na Petrobras, ainda está no começo e muitos outros escândalos hão de surgir. Até porque, para abastecer financeiramente a chamada base aliada o governo precisou concordar com o esquema criminoso que sangrou os cofres da estatal.

Ministro da Justiça e mirando a vaga deixada por Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal, o petista José Eduardo Martins Cardozo afirma que no caso do Petrolão nada há contra a presidente Dilma Rousseff e os diretores da Petrobras. Essa visão é no mínimo bucólica e mentirosa, pois sabe-se que em qualquer país minimamente responsável Dilma e sua turba já teriam sido flagrados pela lei e, ato seguinte, apeados dos respectivos cargos.

Quem conhece os bastidores do maior escândalo de corrupção da história nacional não tem dúvidas de que Dilma, Lula et caterva serão alcançados pelas investigações da Operação Lava-Jato. É uma questão de tempo e vontade por parte das autoridades.