“Bloco da Eutanásia” quer trocar saúde por Orçamento Impositivo, acusa Ronaldo Caiado

ronaldo_caiado_20Golpe baixo – Líder da Oposição na Congresso Nacional, Ronaldo Caiado (Democratas-GO) acusou o governo federal de fazer chantagem com o Orçamento Impositivo para engessar os recursos destinados à saúde pública, durante sessão da Câmara dos Deputados desta terça-feira (16). De acordo com o democrata, criou-se o “Bloco da Eutanásia”, que está trocando emendas parlamentares pelas vidas da população brasileira.

“Estão usando a saúde da população como moeda de troca para aprovar o Orçamento Impositivo. Está criada na Câmara dos Deputados o “Bloco da Eutanásia”. O que essa PEC propõe é algo afrontoso, desumano, que assassina o Saúde+10”, disparou o parlamentar.

Caiado refere-se ao projeto de lei complementar inspirado no projeto de iniciativa popular “Saúde +10”, que contou com mais de 3 milhões de assinaturas. O projeto destinaria 18,7% da Receita Corrente Líquida para a Saúde, algo que chegaria a R$ 59,7 bilhões a mais. De acordo com a proposta do governo, o valor fica em menos da metade disso.

“O governo de uma maneira rasteira colocou o financiamento da saúde como matéria estranha vinculada a essa emenda constitucional. Está se criando uma condição favorável para que amanhã a presidente possa dizer em alto e bom som: tenho que resgatar a CPMF por conta da ganância de deputados e senadores. Essa é a jogada do governo”, acusou o democrata.

natal2014_01

Destaque

Senador eleito, Ronaldo Caiado apresentou um destaque que retira do texto a alteração feita no Senado e vota apenas a imposição de emendas. A petista Dilma Rousseff age de forma covarde com os recursos destinados à saúde pública, pois espera, mais adiante, sair em defesa do retorno da malfadada CPMF, estratégia que poderá ser adotada pela nova equipe econômica a partir de 1º de janeiro.

“Esse destaque desvincula o Orçamento Impositivo da metodologia de cálculo do financiamento da saúde incluída no texto aprovado pelo Senado Federal. Acredito que os parlamentares vão refletir porque até então eles só avalizaram e anuíram o Crime de Responsabilidade praticado pela Presidência com a meta fiscal. Agora, caso abaixem a cabeça novamente ao Palácio do Planalto, os parlamentares estarão assumindo o fechamento de hospitais e a morte de milhares de brasileiros”, concluiu.

apoio_04