AirAsia: Indonésia amplia área de busca e poder encontrado cauda do avião

airasia_08Mistério persiste – As operações de busca pelas vítimas e pelos destroços do voo da AirAsia, que desapareceu sobre o Mar de Java, foram retomadas nesta segunda-feira (5) na Indonésia. Com condições climáticas mais favoráveis, os equipamentos e os mergulhadores da Marinha indonésia puderam trabalhar no Mar de Java, na costa da ilha de Bornéu. A área de busca também foi ampliada, uma vez que o mau tempo no fim de semana e as fortes correntes marítimas podem ter dispersado as partes do avião.

Os esforços contam, agora, com equipes internacionais, inclusive da França. Até o momento, apenas 34 corpos do total de 162 ocupantes do avião foram encontrados. A identificação de todas as vítimas e a localização das caixas-pretas são as prioridades das equipes de resgate.

O voo QZ 8501, que fazia a rota entre Surabaya, na Indonésia, e Cingapura, caiu na madrugada do dia 28 de dezembro. Na sua última comunicação com a torre de controle, o piloto da aeronave pediu autorização para aumentar a altitude (de 32 mil pés para 38 mil pés) como forma de não enfrentar uma forte tempestade que aparecia em seu radar. O comandante teve o pedido negado porque o corredor aéreo superior apresentava tráfego intenso naquele momento. Depois dessa solicitação, a aeronave desapareceu.

O voo QZ8501 sumiu dos radares cerca de uma hora depois de decolar do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, na Indonésia, às 5h20 do último dia 28 de dezembro (horário local). A aeronave deveria pousar quase três horas depois em Cingapura. O piloto não emitiu um sinal de emergência.

Um relatório preliminar divulgado pela agência nacional de meteorologia da Indonésia afirma que a queda do avião foi causada, provavelmente, pela formação de gelo nas turbinas. Medições realizadas por satélites apontaram temperaturas externas de 80 a 85 graus negativos na faixa de voo do Airbus. Os especialistas internacionais dizem, porém, que ainda está muito cedo para tirar esse tipo de conclusão.

Cauda do avião

Um navio de patrulha indonésio encontrou nesta segunda-feira o que pode ser uma das extremidades do avião da AirAsia, onde ficam localizadas as caixas-pretas, equipamentos que guardam as últimas informações sobre voos e podem desvendar os motivos que levaram o Airbus 320-200 a desparecer.

“Encontramos o que tem grande probabilidade de ser a cauda do avião”, disse Yayan Sofyan, capitão do navio de patrulha, aos jornalistas. Contudo, a Agência de Resgate e Buscas da Indonésia ainda não confirmou a descoberta.

Navios e aviões à procura de destroços e corpos das vítimas do Airbus A 320-200 ampliaram a área de buscas nesta segunda-feira, aproveitando a melhora das condições meteorológicas.

As autoridades temem que o avião tenha sido movido pelas correntes marítimas ao longo da última semana. Apenas 34 corpos das 162 vítimas do voo QZ8501 foram recuperados até agora.

De acordo com a agência meteorológica da Indonésia, é provável que tempestades tropicais sazonais tenham contribuído para o desastre com o Airbus. O mau tempo tem atrapalhado os esforços para encontrar corpos e as caixas-pretas, que devem revelar a causa exata do acidente.

O principal foco das buscas fica a cerca de 90 milhas náuticas da costa da ilha de Bornéu, onde cinco grandes objetos que seriam parte do avião foram localizados no mar com a ajuda de equipamentos de sonar. O maior dos destroços tem cerca de 18 metros de comprimento.

Um funcionário da equipe de buscas disse à agência de notícias AFP ter esperanças de que “todas as partes” do avião fossem encontradas nesta segunda-feira e que suas coordenadas exatas no fundo do mar pudessem ser identificadas. (Com agências internacionais)

apoio_04