Apagão: governo se esforça para criar desculpas mirabolantes e blindar Dilma Rousseff

energia_eletrica_19Lampião de gás – Todas as vezes que o UCHO.INFO afirmou que o governo petista de Dilma Vana Rousseff ignora solenemente o planejamento, os palacianos não pouparam o site de críticas, algumas covardes, como se a verdade não devesse ser noticiada. O tempo passou e a realidade, dura, é preciso lembrar, já pode ser conferida em todos os cantos do País. Sem qualquer desculpa por parte do governo, pois contra fatos inexistem argumentos.

No momento em que o Operador Nacional do Sistema (ONS) determinou, na tarde de segunda-feira (19), a redução no fornecimento de energia, causando transtornos em onze estados da federação e no Distrito Federal, ficou claro que a falta de planejamento por parte do governo do PT, ao longo dos anos, foi a causa de uma decisão tomada para evitar um problema que certamente seria maior e devastador.

O apagão que afetou dezenas de cidades brasileiras decorreu do excesso de consumo de energia em determinado horário, o que reflete a incapacidade do País de crescer no ritmo anunciado pelas autoridades. A situação só não foi pior, ou não aconteceu antes, porque a indústria nacional vem perdendo força nos últimos anos, comprometendo o ritmo de produção. Estivesse o setor industrial operando na plenitude da capacidade instalada, apagões seriam mais um elemento do caótico cotidiano verde-louro.

Por determinação do Palácio do Planalto, as autoridades envolvidas com o setor energético estão despejando sobre a população explicações com o objetivo de blindar a presidente da República, mas é preciso manter a coerência e não fugira da verdade dos fatos. A diferença entre a produção e o consumo de energia é tão pequena, mesmo dentro dos padrões, que qualquer pequena falha no sistema gera enormes e incalculáveis problemas. Ou seja, o Brasil pode ser transformar, daqui por diante, no paraíso dos blecautes.

Sem condições de armazenar energia, até porque o consumo é simultâneo à produção, o Brasil enfrenta a maior crise hidrológica do século, o que prejudica sobremaneira a geração nas hidrelétricas. Isso explica o fato de as usinas termelétricas estarem funcionam de forma ininterrupta desde outubro de 2012, o que encarece a conta de luz para o consumidor, sem contar a questão de poluição. O que foi criado para ser um estepe está a rodar o tempo todo. E algum momento essa engrenagem acabaria pifando, como aconteceu na tarde de segunda-feira.

Como as usinas hidrelétricas estão com seus reservatórios de água abaixo do necessário para tirar das turbinas o máximo em termos de produção, as interrupções no fornecimento de energia poderão se tornar uma constante, pelo menos enquanto durar a estiagem. Sempre lembrando no quesito de geração de energia o Brasil caminha sobre o fio da navalha afiada. Em outras palavras, o PT brincou de governar e administrou o Brasil como se fosse o boteco da esquina mais próxima. A conta dessa irresponsabilidade será paga com o suado dinheiro do trabalhador, que de maneira irresponsável continua a bater palmas para os loucos do Palácio do Planalto dançarem.

apoio_04