Facebook nega que pane tenha sido provocada por ataque de hackers

facebook_12Fora do ar – Após sua rede social e seu serviço de compartilhamento de fotos Instagram ficarem inacessíveis em várias partes do planeta por aproximadamente uma hora nesta terça-feira (27), o Facebook descartou a possibilidade de que a falha tenha sido provocada por um ataque de hackers.

De acordo com a empresa, a pane foi causada por um erro de sistema. “Isso não foi resultado de um ataque de terceiros, mas ocorreu depois de termos introduzido uma mudança que afetou nossos sistemas de configuração. Ambos os serviços [Facebook e Instagram] estão 100% de volta para todos”, afirmou o Facebook.

Antes do posicionamento da empresa, o grupo Lizard Squad (Esquadrão do Lagarto, em português) publicou mensagens no Twitter sugerindo que seus hackers estavam por trás de um ataque que bloqueou vários sites da internet, entre eles, o Facebook e o Instagram.

Na segunda-feira, o Lizard Squad assumiu a autoria de um ataque ao site da companhia aérea Malaysia Airlines. O grupo também diz estar por trás dos ataques aos sistemas de consoles Xbox e PlayStation no final de dezembro do ano passado.

A falha no Facebook começou às 4h da manhã (horário de Brasília) e parece ter se espalhado pela internet, reduzindo a velocidade ou bloqueando o tráfego em outros grandes sites, de acordo com relatos de usuários em diversos países.

Os sites do Tinder e do Hipchat, serviço de mensagens de uma empresa australiana, também ficaram fora do ar por alguns minutos. Usuários nos Estados Unidos e em muitos países da Ásia e da Europa relataram que ficaram sem acesso aos sites do Facebook e do Instagram e a seus aplicativos para celulares.

Durante a falha, os usuários recebiam a mensagem: “Desculpa, alguma coisa deu errado. Estamos trabalhando e vamos reparar o erro assim que possível”.

De acordo com dados divulgados em setembro do ano passado, o Facebook possui mais de 1,3 bilhão de usuários no mundo. A empresa comprou o Instagram em 2012. (Com agências internacionais)

apoio_04