Hezbollah ataca comboio militar israelense na fronteira com o Líbano

(K. Daher - Reuters)
(K. Daher – Reuters)
Cabo de guerra – Após um veículo militar israelense ser atingido por míssil na fronteira com o Líbano, nesta quarta-feira (28), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ameaçou com forte retaliação. A organização xiita libanesa Hezbollah informou ter planejado e executado o ataque.

“Nosso Exército está preparado para reagir ao ataque em todas as frentes e com toda a força”, declarou o chefe de governo israelense nesta quarta-feira, logo após o incidente.

Em comunicado, a “Resistência Islâmica”, braço armado do Hezbollah, afirmou que seus combatentes “atacaram com foguetes um comboio israelense formado por diversos veículos na região libanesa ocupada das Fazendas de Shebaa”.

De acordo com o comunicado, diversos veículos teriam sido destruídos e “houve vítimas entre as fileiras inimigas formadas por oficiais e soldados”. Com base em fontes da área de segurança, a agência AFP também noticiou que houve várias vítimas do lado israelense.

Forças de segurança na cidade libanesa de Tiro informaram ainda que, após o ataque, a região fronteiriça foi bombardeada intensamente pela artilharia israelense.

O grave incidente ocorreu na controversa área fronteiriça onde se localizam as Fazendas de Shebaa, denominadas de Har Dov em Israel. Nos últimos dez dias, a situação na região tem estado bastante tensa.

Em ataque atribuído a Israel a um comboio do Hezbollah na parte das Colinas de Golã controlada pela Síria, em 18 de janeiro último, um general iraniano foi morto.

Desde então, Israel havia aumentado consideravelmente sua presença militar na fronteira norte do país. Ataques de retaliação anunciados pelo Hezbollah e pelo Irã já eram esperados. (Com agências internacionais)

apoio_04