Ingovernabilidade compromete escolha de novo presidente da Petrobras, afirma Ronaldo Caiado

ronaldo_caiado_21Olho do furacão – Líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO) comentou o recente anúncio da demissão de Maria das Graças Foster e mais cinco diretores da Petrobras nesta quarta-feira (4). Para o senador goiano, o afastamento da presidente da estatal traz à tona um problema mais grave: a falta de nomes capazes de se responsabilizar pelo mar de lama em que se encontra a empresa, que foi alvo do maior escândalo de corrupção da história, o Petrolão.

“Ninguém quer assumir a Presidência da Petrobras. A ingovernabilidade é da Graça Foster ou da presidente Dilma? Quem tem credibilidade vai assumir o cargo com um conselho de administração tutelado pela Dilma? Presidente da Petrobras hoje não tem autonomia, tem postura de rainha da Inglaterra. Dilma deixou a empresa sem comando”, definiu Caiado.

O democrata ressalta a necessidade de recompor o Conselho de Administração da empresa, que até então tem sido submissa aos interesses do Palácio do Planalto na figura da presidente. Para Caiado, o papel principal de Maria das Graças Foster era o de omitir informações no intuito de proteger Dilma e Lula da quantidade de denúncias que envolvem a empresa.

“Essa demissão demonstra que o primeiro objetivo dessa diretoria era o de apagar digitais, mas o quadro se mostrou muito mais grave. Eram tantos esqueletos no armário que Graça não conseguiu exercer o papel de coveira. Ficou insustentável”, concluiu.

Agindo por interesse

Líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE) diz que a demora na substituição dos postos de comando da Petrobras é uma demonstração de que a presidente perdeu o comando do País. Para o deputado, a saída de Graça de Foster da estatal anunciada nesta quarta-feira, era uma atitude óbvia, desde que foi deflagrada a Operação Lava-Jato, em nome da credibilidade da empresa, que já perdeu mais da metade do seu valor desde que a presidente assumiu o comando da estatal. Nos últimos quatro anos, ou seja, ao longo do primeiro governo de Dilma Rousseff, a Petrobras perdem R$ 260 bilhões em valor de mercado.

“Essa demora em substituir a diretoria é uma demonstração clara de que a presidente da República perdeu o comando do País. Dilma Rousseff só age quando a situação chega a um nível insustentável, foi preciso quase um ano desde quando eclodiu o escândalo da Lava-Jato”, avaliou o deputado.

“A insistência em manter Graça Foster na presidência da Petrobras gera especulações de que ela foi conivente com os desmandos na empresa. Primeiro, ela negou que houvesse qualquer tipo de irregularidade na estatal e logo depois a denúncia do Ministério Público mostrou envolvimento de três ex-diretores, Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque”, acrescentou.

Nova CPI

Os partidos de oposição protocolaram, na noite de terça-feira (3), pedido de instalação de uma nova CPI da Petrobras, desta vez na Câmara dos Deputados. Assinaram o requerimento 186 parlamentares do PPS, PSB, PSDB, DEM, Solidariedade, PDT, PTN, PSD e PMDB.

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), disse que a Comissão Parlamentar de Inquérito “terá oportunidade de aprofundar as investigações que o PT e o governo não deixaram que fossem aprofundadas na CPI mista no ano passado”.

Os oposicionistas estão animados com as perspectivas de avanço das apurações sobre os muitos escândalos que derreteram a empresa. O requerimento de CPI da Petrobras é o terceiro a ser protocolado na Câmara nesta legislatura, que começou oficialmente no último domingo, 1º de fevereiro. Até cinco comissões de inquérito podem funcionar simultaneamente na Casa, sendo que a instalação segue a ordem cronológica de protocolo.

Como tem destacado o UCHO.INFO nos últimos meses, a Operação Lava-Jato, que desbaratou o carrossel de corrupção que girava na Petrobras, ainda está em seus primeiros capítulos. Isso significa que muitos outros escândalos hão de surgir com o avanço das investigações, o que deve alavancar qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito que venha a ser instalada para esclarecer os fatos de um esquema criminoso sem precedentes e que envolve dezenas de políticos conhecidos.

apoio_04