Primeiro-ministro do Timor-Leste renuncia para “abrir espaço à nova geração”

xanana_gusmao_01Limpando a mesa – O primeiro-ministro de Timor-Leste, José Alexandre “Kay Rala Xanana” Gusmão, ou simplesmente Xanana Gusmão, enviou carta de renúncia ao presidente do país, Taur Matan Ruak, informou nesta sexta-feira (6) o governo timorense.

“Cabe agora ao presidente da República considerar e responder a esta carta de resignação. O primeiro-ministro cessará funções quando o presidente da República empossar o novo primeiro-ministro”, afirma o comunicado.

Na carta, à qual a agência de notícias Lusa teve acesso, Gusmão explica que sua decisão se deve ao “entendimento comum” da necessidade de “uma reestruturação profunda que permita assegurar, nestes dois anos e meio que restam ao governo, uma maior dinâmica em termos de eficiência”.

“Estamos no processo de criação do Estado, e todas as instituições ainda são fracas. E nenhuma instituição deve sentir-se intocável”, afirmou durante debate público, em Díli, nesta sexta-feira.

Xanana Gusmão disse à agência de notícias que a sua saída se tornou “uma obrigação moral e política’ e que a decisão de se afastar abre caminho à nova geração. “Eu não falaria de [momento] histórico, em termos de referir-se a mim, mas em termos de uma decisão que se tornou como uma obrigação moral e política. Ou agora ou nunca mais, e ficava a nova geração demasiado dependente”, afirmou.

O presidente de Timor-Leste anunciou que vai dar início ao processo de escolha de um novo primeiro-ministro na próxima segunda-feira, consultando todos os partidos políticos com representação parlamentar.

Xanana foi um dos líderes da resistência timorense durante a ocupação indonésia e depois o primeiro presidente da Timor-Leste após a independência, em 2002. Ele permaneceu no cargo por cinco anos, e depois ocupou o posto de primeiro-ministro por mais sete anos e meio. Timor-Leste é um país insular de língua oficial portuguesa localizado na Ásia e Oceania. (Com Agência Lusa)

apoio_04