PPS pedirá quebra de sigilos de José Dirceu e das empresas que têm o petista como sócio

jose_dirceu_42Batuque na janela – “No primeiro dia de trabalhos da CPI da Petrobras vamos pedir a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do ex-ministro José Dirceu (PT) e das empresas em que ele consta como sócio”, anunciou nesta sexta-feira (13) o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR).

Deputado cassado e condenado no Mensalão do PT, José Dirceu de Oliveira e Silva, o ex-manda-chuva do Palácio do Planalto voltou para o olho do furacão dos escândalos de corrupção após ser apontado pelo doleiro Alberto Youssef como um dos responsáveis por receber propinas, em nome do PT, do Petrolão.

Bueno espera que o PT e os aliados do governo não trabalhem para barrar a aprovação do pedido. “Se o próprio ex-ministro nega ligação ou participação nesse novo esquema de corrupção não deve temer qualquer quebra de sigilo. Seria uma chance de ele provar que, dessa vez, não é o chefe da quadrilha”, argumentou Rubens Bueno.

Em seus depoimentos, o doleiro Alberto Youssef, delator do esquema na Petrobras, contou ter intermediado o pagamento de R$ 27 milhões em propina para políticos entre 2005 e 2012. “O dinheiro entregue pelo declarante (Youssef) em São Paulo servia para pagamento da Camargo Corrêa e da Mitsui Toyo ao PT, sendo que as pessoas indicadas para efetivar os recebimentos à época eram João Vaccari e José Dirceu”, relata a transcrição de um dos trechos dos depoimentos.

Empreiteiras e fornecedores

O líder do PPS afirmou também que a bancada do partido já tem prontos os pedidos de quebra de sigilo de todas as empreiteiras e empresas fornecedoras da Petrobras que são alvo da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, inclusive as que teriam pago propina a Dirceu.

“Na CPI Mista da Petrobras apresentamos esses pedidos, mas o governo e sua base impediram a aprovação. Deu no que deu: os executivos das empresas acabaram presos e a comissão, com sua ânsia de proteger poderosos, foi desmoralizada. Espero que agora possamos seguir no rumo certo e levantar provas que, futuramente, sirvam de base para processos de cassação de parlamentares envolvidos no esquema e para a recuperação do dinheiro roubado da Petrobras”, disse Rubens Bueno.

apoio_04