De olho no termômetro – A força-tarefa da FIFA encarregada de estudar as melhores datas para a realização da Copa do Mundo no Catar, em 2022, recomendou nesta terça-feira (24) que o mundial de futebol seja realizado entre os meses de novembro e dezembro, e não entre junho e julho, como tradicionalmente acontece. A informação foi divulgada pela imprensa em Doha.
O objetivo é evitar o calor extremo nos meses de verão do país, quando as temperaturas ultrapassam os 40ºC. A recomendação ainda precisa ser ratificada pelo comitê executivo da FIFA em março.
De acordo com o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, transferir a Copa para os dois últimos meses do ano foi a única solução encontrada para evitar problemas com o calor.
O chefe da Confederação Asiática de Futebol, sheik Salman Bin Ebrahim al Khalifa, também defendeu a alternativa proposta pelo grupo da FIFA. “Algumas pessoas estão preocupadas, mas qualquer que seja a decisão tomada, sempre haverá questionamentos. Temos, porém, que observar o benefício geral a todos”, disse.
Segundo Al Khalifa, não há planos de reduzir de 64 para 32 o número de equipes participando da competição, mas o Mundial deverá ser encurtado em alguns dias.
Agentes da FIFA rejeitaram a possibilidade de realizar a competição entre janeiro e fevereiro, porque as datas se chocariam com os Jogos Olímpicos de Inverno.
Os maiores times do futebol europeu tinham ainda sugerido que as partidas da Copa acontecessem entre o fim de abril e maio, a fim de evitar transtornos às competições nacionais e europeias. (Com agências internacionais)