Putin insiste na enganação e diz que há contexto político na morte de Nemtsov

vladimir_putin_10Papo furado – O presidente da russo, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira (4) que o assassinato do oposicionista Boris Nemtsov levou “desgraça” à Rússia e teve “contexto político”.

“Devemos prestar a maior atenção em crimes de alto escalão, incluindo aqueles que têm um contexto político”, disse Putin em discurso televisionado.

O oposicionista, uma das vozes mais críticas do governo, foi morto a tiros na última sexta-feira, enquanto caminhava ao lado de sua namorada, sobre uma ponte próxima ao Kremlin. Ele foi a pessoa mais proeminente a ser assassinada na Rússia nos 15 anos de Putin no poder – como premiê e presidente.

“Nós temos que livrar a Rússia da desgraça e da tragédia de coisas que vimos e vivenciamos recentemente: eu me refiro ao audacioso assassinato de Boris Nemtsov bem no centro da capital”, afirmou Putin.

O Kremlin negou qualquer envolvimento, afirmando que o crime foi uma “provocação” destinada a desacreditar Vladimir Putin e a fortalecer seus opositores. Apesar dessas bizarrices discursivas que escorrem do Kremlin, a oposição afirma que o governo tem culpa ao fomentar uma atmosfera de ódio contra os seus adversários.

Nemtsov foi morto horas após conceder uma entrevista de rádio, em que criticou o presidente por sua política “agressiva” para a Ucrânia. Ele estava trabalhando num relatório sobre o envolvimento russo na crise no leste ucraniano.

Até agora, as autoridades russas não realizaram nenhuma prisão. Na manhã desta quarta-feira, o diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB) afirmou, sem dar mais detalhes, que vários suspeitos foram identificados. Há uma recompensa de 3 milhões de rublos (50 mil dólares) por informações relacionadas ao caso.

Que não conhece Vladimir Putin por certo há de acreditar em suas palavras mentirosas, que serão seguidas pela apresentação de um culpado de acordo com os interesses obscuros do truculento governante russo. O núcleo duro do Kremlin, liderado por Putin e integrado por autoridades e empresários que tomaram de assalto o país, agora estão às voltas com a produção de uma mentira convincente para o assassinato de Boris Nemtsov.

É importante lembrar que a primeira declaração de Putin, a de que a morte de Nemtsov foi uma “provocação”, não convence até mesmo o mais incauto habitante do planeta. Boris Nemtsov foi assassinado em um local próximo a Kremlin, ou seja, o perímetro mais vigiado de toda a Rússia. Mesmo assim, Vladimir Putin insiste em destilar sua falsa inocência.

Vale lembrar que os russos são fregueses da prática de eliminar adversários político com extrema frieza. E para tanto usam expedientes como assassinatos convencionais ou por meio de atentados e envenenamento. No caso de envenenamento, o produto mais utilizado é o “polônio”. (Com informações da RFI)

apoio_04