Com problemas no orçamento, governo fanfarrão do PT adia início das aulas do Pronatec

dinheiro_44Para depois – O discurso da “pátria educadora”, vociferado por Dilma Rousseff na cerimônia de posse no segundo mandato, virou fumaça em pouco mais de dois meses. Após ter atrasado o pagamento de mensalidades, o governo federal agora decidiu adiar em mais de um mês o início das aulas de novas turmas do Pronatec, programa custeado pela União que oferece cursos técnicos gratuitos.

Na última terça-feira (3), o Ministério da Educação informou que a previsão para o início das aulas passaria para o dia 17 de junho (a previsão inicial era que começasse no dia 7 de maio). O anúncio do número de vagas que as instituições de ensino oferecerão no Pronatec foi postergado para 13 de abril.

Para a associação que representa instituições privadas de ensino (Abmes), o adiamento das aulas indica que haverá redução de vagas oferecidas neste ano no Pronatec. Vale ressaltar que o programa foi uma das principais bandeiras eleitorais da presidente Dilma Rousseff.

Geralmente, o programa abre duas turmas por ano. “Se as aulas do primeiro semestre começarão em junho, é improvável que haja uma segunda chamada”, disse o diretor executivo da Abmes, Sólon Caldas.

A cada semestre cerca de 200 mil estudantes começam a estudar por meio do Pronatec. Porém, diretores de escolas afirmam que membros do governo alegam que tem faltado recursos para o programa.

Em nota, o Ministério da Educação afirmou que “está finalizando a pactuação de vagas com os ofertantes e em breve divulgará mais informações”. E, finalizou dizendo que aguarda a aprovação no Congresso do Orçamento 2015.

Fato é que desde o fim de 2014 há dificuldades orçamentárias no programa. O governo chegou a atrasar as mensalidades de três meses, que deveriam ser repassadas às instituições privadas que oferecem as vagas.

O Ministério da Educação afirmou que havia quitado a dívida. Mas o pagamento se referia apenas a uma das parcelas atrasadas. Segundo representantes de escolas, a previsão agora é que os pagamentos sejam quitados apenas em abril. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04