Barusco nega ao líder do PPS que empreiteiras eram extorquidas e diz “se acordavam as coisas”

pedro_barusco_01Efeito explosivo – Ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco rebateu nesta terça-feira (10), em depoimento na CPI da Petrobras, a principal tese de defesa das empreiteiras que são alvo da Operação Lava-Jato: a de que pagavam propina porque eram extorquidas.

Indagado pelo líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR), o delator do esquema do Petrolão, o maior escândalo de corrupção de todos os tempos, afirmou que nunca presenciou ou participou de qualquer tipo de extorsão contra empresas. “O senhor sabe de algum caso em que a empreiteira foi extorquida”, questionou Rubens Bueno.

Barusco disse desconhecer essa prática e complicou ainda mais a defesa das empresas. “Olha, eu fico procurando na minha mente, na minha memória, e não encontro caso nenhum. Era uma relação (a do pagamento de propina) normal, uma relação onde se acordavam as coisas. Nunca vi extorsão. Às vezes havia um conflito aqui e ali, mas se discutiam as coisas. Extorsão eu nunca vi”, afirmou o delator do Petrolão.

Vaccari e a propina do PT

Ao responder ao líder do PPS como conheceu o tesoureiro do PT João Vacarri Neto, apontado como o responsável por receber a propina do PT, Barusco revelou que conheceu o petista em uma das reunião que ele tinha com Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras. “Eu fui em uma dessas reunião e o conheci”, afirmou o ex-gerente da estatal.

O líder do PPS apontou para a gravidade da situação. “Quer dizer: o tesoureiro nacional do PT em reunião com os diretores da Petrobras. Pra que? Pra buscar o dinheiro e dividir o butim. É o assalto a Petrobras”, condenou Rubens Bueno.

O líder do PPS quis saber ainda qual o papel de Renato Duque junto ao PT. Barusco respondeu que conhecia esse relacionamento dele com o tesoureiro do PT e respondeu que na Petrobras se comentava que o ex-diretor havia sido indicado pelo partido e que tinha como padrinho o ex-ministro mensaleiro José Dirceu.

Lula, o irresponsável, e Dilma, a incompetente

Rubens Bueno também criticou duramente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tratou a crise econômica, em 2009, como uma “marolinha”. “Lula, de forma irresponsável, como ele costuma ser, disse que a crise econômica era apenas uma marolinha. E deu no que deu. Até hoje o Brasil não encontrou saída para aquela marolinha irresponsável do senhor Lula”.

O líder do PPS apontou Lula e a atual presidente Dilma Rousseff (PT) como os responsáveis diretos pela dilapidação da Petrobras. “Um irresponsável como Lula e uma incompetente e despreparada como Dilma levaram o país a situação em que se encontra e, ao lado disso, multiplicaram a corrupção que hoje atinge todos os níveis de governo, seja no BNDES, nos fundos de pensão ou na Petrobras. Quem é que nomeou os diretores da Petrobras? Quem é que avalizou a permanência deles durante 12 anos? Foram o presidente Lula e a presidente Dilma. Eles são os grandes responsáveis pelo que aconteceu na Petrobras”, disparou.

apoio_04